Clínica Geral

Schumacher saiu do coma, mas o piloto terá sequelas? Entenda

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

O ex-piloto Schumacher saiu do coma recentemente e deixou o Hospital de Grenoble, na França. Segundo a assessoria de imprensa do piloto, a sua família agradeceu o apoio dos fãs, os quais, durante os quase seis meses desde o acidente de esqui sofrido pelo alemão, estiveram torcendo por sua melhora.

Schumacher saiu do coma e entra em reabilitação

Saber que Schumacher saiu do coma é uma notícia comemorada pelos fãs, mas ainda existe uma longa fase de reabilitação pela frente, que acontecerá provavelmente distante do público. Praticamente em todo o período que Schumacher esteve no Hospital de Grenoble, seu estado de saúde foi cercado de mistérios e com poucas informações oficiais divulgadas.

schumacher-saiu-do-coma

Schumacher entra agora em fase de longa recuperação. Foto: efecreata mediagroup/Shutterstock

Notícia oficial: Schumacher saiu do coma

Ao longo dos quase seis meses desde o acidente sofrido em 29 de dezembro do ano passado, vários rumores foram noticiados na imprensa internacional e, em seguida, desmentidos pela assessoria. Entre eles, houve o de que Schumacher saiu do coma e seria tratado em casa, logo no começo de 2014. Agora, no entanto, a informação é oficial.

Mais tranquilos, os fãs do piloto receberam a notícia de que Schumacher saiu do coma e agora terão que torcer para que as sequelas sejam as menores possíveis sobre a saúde do heptacampeão mundial.

Schumacher saiu do coma, mas terá sequelas?

A notícia de que Schumacher saiu do coma vem acompanhada de ânimo, mas também dúvidas. Que tipo de sequelas o piloto poderá ter? Tire suas dúvidas sobre o assunto:

1. Impactos do coma prolongado: agora que Schumacher saiu do coma, inicia uma nova fase de especulações sobre o seu futuro. O que se sabe é que, quanto mais tempo o paciente permanece em coma e sem resposta, maior será a dificuldade de se recuperar.

Além disso, aumentam as chances de sequelas. Por exemplo, após um coma de 12 meses, a possibilidade de recuperação diminui bastante. O piloto esteve em coma por seis meses.

2. Recuperação permanente: casoas condições clínicas que levaram ao problema não possam ser controladas, Schumacher poderá permanecer em recuperação por muitos anos, já que sua saúde necessitará de cuidados de uma equipe multidisciplinar.

3. Principais sequelas possíveis: nenhum comentário sobre sequelas é comentado pela família do heptacampeão, mas se sabe que Schumacher pode vir a sofrer dificuldades de comunicação, seja pela fala ou audição e de movimentos.

Entenda o que é o coma

O nome coma já assusta e, para alguns, pode significar um longo caminho sem atividade ou mesmo sem volta. Mas não é sempre assim e, muitas vezes, corresponde a um tempo que o cérebro dá a si mesmo a fim de se recuperar.

O coma significa perda de consciência, que é a capacidade de interação com o meio. Não são apenas os traumas cerebrais podem levar a ela, mas as causas metabólicas, como a encefalopatia hepática ou intoxicação por drogas, ou estruturais, como traumatismo craniano, tumor e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Durante o coma, o paciente ouve o que é dito, embora isso não signifique necessariamente que ele saiba ao certo o que está ouvindo. Há relatos de pacientes que sobreviveram a um período de coma e alegam ter ouvido conversas. Um paciente com a via auditiva íntegra pode apresentar melhor recuperação do que aqueles com essa via lesada por um trauma, por exemplo.

Confira no vídeo a explicação de uma neurocirurgiã sobre o acidente do piloto:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Entenda os riscos de uma fratura na coluna como no acidente de Ísis Valverde

Entenda o acidente de Schumacher e sua situação clínica

Em ano de Copa, ortopedista explica por que acontecem as lesões no futebol