Pele

Tratamentos de pele no inverno: chegou a hora de se cuidar!

Por Dra. Roseli Andrade 07/07/2014

As temperaturas mais baixas e a menor exposição ao sol são um convite especial para iniciar um tratamento de pele no inverno. 

 

pele no inverno

Foto: Shutterstock

 

Tratar a pele no inverno

 

Chegou, enfim, a estação mais esperada do ano par se iniciarem tratamentos dermatológicos. Se você não imaginava que o inverno é a melhor época para tratar problemas que você possa ter na sua pele, saiba que tem muita gente que só procura o consultório dermatológico nesta época do ano para realizar algum procedimento.

O inverno favorece os tratamentos de pele por ser a época em que estamos menos expostos aos raios solares. Por isso, este é o melhor momento para realizar os peelings, lasers de clareamentos e cicatrizes, tratar as manchas que vieram com a exposição solar intensa, melhorar as estrias e, quem sabe, por um fim àquelas gordurinhas extras.

A estação mais fria do ano é a mais propícia também para a utilização de cremes com ácidos mais fortes e conseguir resultados mais intensos para a pele. Por isso, não se assuste se você encontrar pela rua uma amiga com descamação no rosto, pois isso pode indicar que ela também está se cuidando e realizando algum tratamento de pele.

Mesmo os homens estão cada vez mais presentes no consultório dermatológico, interessados em muitos tratamentos de pele no inverno para dar um ‘up’ no visual. Desde clarear manchas, até atenuar rugas do rosto. O inverno é propício para tratamento em todos os tipos de pele!

 

Doenças de pele no inverno

 

Mas nem só de cuidados com a beleza vive o Inverno. Com o clima mais seco e frio aparecem também várias doenças de pele que são bastante comuns, como os casos de dermatite seborreica, por exemplo. Elas tendem a aparecer mais intensamente neste período, provocando áreas de descamação e vermelhidão no couro cabeludo, face e orelhas.

A dermatite atópica, que acomete crianças e adultos com histórico de alergia respiratória, tende a piorar, trazendo diversos problemas para a pele no inverno. Por causa dela aparecem placas vermelhas e muita coceira na pele de todo o corpo, principalmente nas dobras das pernas e braços. Já nos idosos são mais comuns o surgimento de placas descamativas e rosadas nos tornozelos e pernas, que coçam principalmente após o banho, devido à diminuição da hidratação e da redução da camada de gordura natural da pele.

Em todos estes casos devemos evitar banhos muito quentes, diminuir o uso de buchas durante o banho e sempre utilizar shampoos e hidratantes suaves, sem corantes e fragrâncias. É importante procurar orientação médica para que os quadros não se tornem crônicos.

Manter a saúde da pele no inverno e dar continuidade aos tratamentos iniciados: este sim é o segredo do sucesso para a nossa pele!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Como fazer limpeza de rosto caseira

Acne: Saiba como lidar!