Clínica Geral

Entenda o que é hipotireoidismo e saiba como tratar a doença

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 08/07/2014

O conhecimento sobre o que acontece em nosso corpo é o primeiro passo para que possamos cuidar melhor da nossa saúde. Saiba o que é hipotireoidismo e como ele pode afetar a sua qualidade de vida. 

 

o que é hipotireoidismo

Foto: Shutterstock

 

O que é hipotireoidismo

 

Antes de explicar o que é hipotireoidismo é importante apresentar algumas informações sobre a tireoide. Trata-se de uma glândula em forma de borboleta, localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do chamado ‘pomo de adão’. A tireoide produz dois hormônios (T3 e T4) que são responsáveis pela regulação da maneira como nosso corpo guarda e gasta energia. O funcionamento da tireoide é controlado por outra glândula, localizada na parte debaixo do cérebro, chamada hipófise. A hipófise produz o hormônio chamado TSH que estimula a tireoide a produzir o T3 e o T4.

Quando a tireoide não produz a quantidade suficiente dos seus hormônios, desenvolve-se a condição chamada de HIPOtireoidismo (não confundir com HIPERtireoidismo que é o funcionamento excessivo da tireoide). É uma doença muito comum. Estima-se que 4 a 10% da população tenha hipotireoidismo.

 

O que é hipotireoidismo: causas da doença

 

Na grande maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por problemas na própria tireoide, sendo a tireoidite crônica a principal causa. Outras causas de hipotireoidismo são: cirurgia prévia na tireoide, o uso de iodo radioativo, uso de alguns medicamentos com lítio e amiodarona e, muito raramente, problemas na hipófise.

A falta dos hormônios tireoidianos torna mais lento o metabolismo, o que pode levar as pessoas a apresentarem uma série de sintomas, tais como: bócio (aumento do tamanho da tireoide), cansaço, lentidão, depressão, ganho de peso, frio excessivo, pele seca, queda de cabelo, inchaço nos olhos, dificuldade em se exercitar, rouquidão, apneia do sono, constipação, irregularidades menstruais e disfunção erétil.

Agora que já sabemos o que é hipotireoidismo e seus sintomas, podemos como podemos identificar a doença. O diagnóstico do hipotireoidismo é muito simples e é feito através da dosagem do TSH e T4 livre no sangue. Uma vez feito o diagnóstico, inicia-se o tratamento de reposição hormonal com levotiroxina por via oral. Além do uso correto da medicação, deve-se monitorar o tratamento periodicamente através da dosagem do TSH, para ajustar a dose da levotiroxina da melhor maneira possível, evitando efeitos indesejáveis. Na grande maioria dos casos, o tratamento é para a vida toda.

Caso você suspeite ou já tenha o diagnóstico de hipotireoidismo, procure o endocrinologista para fazer o acompanhamento adequado.

Fonte: www.drmateusendocrino.com

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

Câncer de tireoide: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Como controlar os sintomas da tireóide

Alopécia: doença provoca queda e até eliminação do cabelo

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

Sofrendo com o hipertireoidismo? Aprenda a controlar os sintomas e viva melhor

Doutor, será que tenho Hipotiroidismo?

Saiba tudo sobre o hipotiroidismo durante a gravidez: como lidar?

Fonte : http://www.drmateusendocrino.com/