Guia da Corrida

Urbanathlon reúne um mix de esporte e entretenimento. Conheça!

Por Redação Doutíssima 08/07/2014

O urbanathlon é um verdadeiro teste para a sua condição física. Nesta modalidade, você não precisa ter apenas boa resistência para ser capaz de correr alguma distância, mas também tem que ter a força, o equilíbrio, a estabilidade e a coordenação para completar os obstáculos.

Urbanathlon se populariza

O urbanathlon é um evento criado pela revista americana Men’s Health, que já passou por mais de 15 cidades ao longo de todo o planeta. A boa notícia é que ele já está sendo organizado para que tenha uma edição no Brasil. E você, já está preparado?

urbanathlon

Em 10 quilômetros, participantes ultrapassam vários obstáculos. Foto: inlovepai/Shutterstock.com

Esta modalidade está conquistando os amantes da corrida, uma vez que o urbanathlon é considerado a maior corrida de obstáculos do mundo. As grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque, Chicago, Singapura, Berlim, Amsterdã e Barcelona já foram sedes deste grande evento que reúne, em média, 3.000 participantes a cada edição.

Urbanathlon é um teste de resistência

A corrida de urbanathlon funciona da seguinte forma: ao longo de 10 quilômetros, os participantes devem ultrapassar uma dezena de obstáculos, que são coisas com as quais diariamente nos deparamos nas grandes cidades.

Durante a corrida, será preciso saltar por cima de um táxi, escalar um carro, correr por cima de uma dezena de pneus, lama, água, colchões de ar, redes, degraus, cordas e outros objetos. E tudo isso ocorre no meio da cidade, passando pelos mais famosos pontos turísticos do local.

O objetivo é completar a prova e, se for em primeiro lugar, é ainda melhor. A prova de urbanathlon é dividida em categorias: individual masculino, individual feminino, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista.

Preparação para o urbanathlon

Na sua essência, o urbanathlon é uma corrida de 9 a 11 quilômetros. Portanto, não há maneira como evitar isso: se você não tem condicionamento físico para correr esta distância, os obstáculos serão a menor das suas preocupações.

O urbanathlon é um evento que requer muitos tipos de padrões de movimento, ou seja, correr, pular, rastejar e escalar, e é um desafio tanto para os sistemas de energia aeróbico e anaeróbico. Por isso, foco na musculação.

Para a preparação, o plano é simples: estar em dia para o urbanathlon requer dedicação durante quatro semanas, nas quais você vai correr três vezes por semana, com pelo menos um dia de descanso entre cada dia de corrida.

Depois disso, tente variar a intensidade do treino, em corridas mais leves e que exijam mais do seu condicionamento físico. Certifique-se de alongar antes e após a execução, bem como manter-se hidratado e manter uma dieta saudável, rica em proteínas e carboidratos complexos.

Confira o cronograma do urbanathlon

 

Primeira semana

Dia 1 – Corra 3 quilômetros

Dia 2 – Corra 3 quilômetros

Dia 3 – Corra 3,9 quilômetros

Total da semana: 9,9 quilômetros

Segunda semana

Dia 1 – Corra 3 quilômetros

Dia 2 – Corra 3 quilômetros

Dia 3 – Corra 4,8 quilômetros

Total da semana: 10.8 quilômetros

Terceira semana

Dia 1 – Corra 3 quilômetros

Dia 2 – Corra 4 quilômetros

Dia 3 – Corra 5, 6 quilômetros

Total da semana: 12,6 quilômetros

Quarta semana

Dia 1 – Corra 3 quilômetros

Dia 2 – Corra 3 quilômetros

Dia 3 – Corra 4,8 quilômetros

Total da semana: 10,8 quilômetros

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Passo a passo para iniciantes: como realizar o treino triathlon

Casal de sexagenários correu uma maratona por dia ao longo de um ano

Corrida para iniciantes: manual prático para quem quer começar a correr

7 Dicas fitness para atletas iniciantes

Pequenos corredores invadem ruas da Disney