Sem categoria

Desodorante infantil liberado? Entenda com que idade seu filho pode usar

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Crianças adoram imitar os pais. Com isso, é comum ver as meninas tentando usar maquiagem e os meninos se lambuzando de espuma de barbear. O desodorante é um dos preferidos, mas será que não faz mal? Se você tem essa dúvida, veja como seu filho pode usar o desodorante infantil sem comprometer a sua saúde.

Desodorante infantil ou só na adolescência?

O desodorante passa a virar um produto de higiene essencial a partir da adolescência. Nesta época, os hormônios fazem com que as glândulas sudoríparas apócrinas comecem a se desenvolver. Estas glândulas são responsáveis pelo suor, que são produzidos para regular a temperatura do corpo.

desodorante-infantil

Para uso por crianças, o desodorante deve ser em formato roll on ou em creme. Foto: Shutterstock

Uso do desodorante infantil liberado

Acontece que, hoje em dia, a adolescência e a puberdade são mais precoces e, com isso, é possível que o cheiro das axilas apareça mais cedo. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou o uso do desodorante infantil.

Mas atenção: o produto não é o mesmo usado em pessoas adultas, já que o desodorante infantil deve der feito a partir de uma fórmula que respeite a pele ainda sensível dos pequenos.

Formato do desodorante infantil

Para ser próprio para as crianças, o desodorante infantil deve ser em formato roll on ou em creme, mas não pode ser em aerossol e também não conter a ação anti-transpirante. Estes cuidados são para que, por exemplo, as crianças não aspirem ou machuquem os olhos com o desodorante infantil.

A fórmula do desodorante infantil deve ser livre de perfume e de álcool, e pode ser usada em crianças a partir dos 8 anos de idade. Já a partir dos 12 anos, é possível utilizar o desodorante aerossol.

Diferença entre anti-transpirante e desodorante infantil

Para estar apto ao consumo, o desodorante infantil não pode ser anti-transpirante. O desodorante infantil irá apenas combater ou disfarçar o odor das axilas, que é uma área com maior sudorese.

Já as fórmulas anti-transpirantes, não indicadas para crianças, tentam diminuir a quantidade de suor, fazendo com que as glândulas sudoríparas tenham dificuldade de produção e eliminação deste suor.

Como prevenir o mau cheiro das axilas das crianças

Mesmo que o desodorante infantil seja uma boa alternativa para acabar com o mau cheiro das axilas, muitos dermatologistas não recomendam o seu uso. Por isso, através de alguns cuidados simples, é possível minimizar este problema, garantindo que a criança não sofra com isso:

– Cuide para que a criança nunca use roupas suadas. É necessário, depois das brincadeiras, lavar adequadamente as roupas;

– Prefira roupas de tecidos leves e origem natural, para que a pele possa respirar e evitar o suor excessivo;

– Usar um sabonete antibactericida durante o banho pode ajudar a eliminar as bactérias que causam o mau cheiro nas axilas;

– Depois do banho, certifique-se que a criança secou bem a região. A umidade é uma ótima amiga das bactérias do mau cheiro;

– Caso, mesmo com estes cuidados e o uso do desodorante infantil, não obtenha resultados, procure um pediatra para que ele indique outras opções para resolver o problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Maquiagem infantil : Maquiagem de Páscoa para crianças

Brincando com o perigo: maquiagem para meninas pode causar problemas à saúde

Como acontece a puberdade precoce

Entenda quais sinais podem indicar puberdade precoce nas crianças e aprenda o que fazer