Clínica Geral

Inverno é época de aumentar os cuidados com a saúde. Descubra como

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Todas as estações do ano nos deixam mais propensos a riscos que acompanham as suas características. No verão, por exemplo, temos que redobrar os cuidados com a saúde, principalmente aqueles relacionados com a exposição ao sol.

Cuidados com a saúde no inverno

No inverno, a situação não muda, sobretudo nos lugares em que há frio bastante intenso – como nos estados mais ao Sul do Brasil. Nesses lugares, é mais do que necessário ter atenção aos cuidados com a saúde para evitar doenças ou infecções indesejadas.

cuidados-com-a-saude

As variações de temperatura, de um ambiente ao outro, não fazem bem à saúde. Foto: Shutterstock

Para ajudá-lo nessa tarefa dos cuidados com a saúde indispensáveis no inverno, preparamos algumas dicas de como fazê-lo.

1. Cuidados com a saúde: renove o ar da casa

Está muito frio, então, você pensa: por que vou abrir a janela e deixar o frio entrar? Fazer essa reflexão não é muito inteligente, já que renovar o ar de ambientes fechados está entre os cuidados com a saúde mais importante.

Ao não fazê-lo, você estará mais propenso a adquirir doenças alérgicas. Portanto, vista um agasalho ou, quem sabe, ligue um aquecedor próximo a você, mas de maneira alguma deixe de abrir regularmente as janelas de sua casa ou seu escritório.

2. Cuidados com a saúde: alterações de temperatura

Dentro de casa, ou no escritório, aquele calorzinho. Na rua, um frio de rachar. Essas variações intensas de temperatura, verificadas de um ambiente para o outro, não são boas para a sua saúde.

Assim, é importante que você tenha sempre um agasalho a mão para não sofrer tanto com elas. É um dos cuidados com a saúde mais simples de ser adotado, e realmente ajuda a prevenir resfriados ou gripes.

3. Cuidados com a saúde: higienize as roupas

Chega o verão e você coloca todos os cobertores e todos os casacos mais grossos dentro do armário, e só os retira de lá no ano seguinte, quando a queda das temperaturas começa a prenunciar a chegada do inverno.

Então, dentre os cuidados com a saúde a serem adotados nesse momento de retirar os cobertores e os casacos do armário, encontra-se o de lavá-los e secá-los ao sol, garantindo, assim, que eles estejam “imunizados” para o seu devido uso.

4. Cuidados com a saúde: vacine-se

No inverno, as doenças mais comuns são a gripe e o resfriado. Por isso, não podemos ignorar essas patologias e devemos ter cuidados com a saúde especiais para preveni-las. E, dentre esses cuidados com a saúde especiais, está, sem dúvida, a vacinação. A vacinação é ainda mais importante nos idosos e nas crianças.

5. Cuidados com a saúde: alimente-se bem

Com a chegada do frio, normalmente, acabamos relaxando um pouco na alimentação. Chocolates, por exemplo, ficam muito mais atrativos do que no verão. Portanto, um dos cuidados com a saúde que devemos ter no inverno é manter nossa alimentação: você pode tomar chá, café ou chocolate quente para se esquentar, mas deve evitar o excesso.

6. Cuidados com a saúde: evite banhos quentes

Dentre os cuidados com a saúde no inverno, devemos incluir a moderação na temperatura da água do chuveiro. Um banho bem quente é muito atrativo, mas pode causar ressecamento da pele.

Então, a dica é tomar banho em horários do dia em que a temperatura esteja mais amena, possibilitando assim que a temperatura da água seja mais morna.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Uma dieta rica em fibras reduziria o risco de asma

Bronquite aguda e crônica: cuidados neste inverno!

Gripe: doença aguda que acomete as vias respiratórias

Saiba a diferença entre gripe e resfriado

Saiba o que acontece com seu corpo quando ele está com gripe

Tratamentos de pele no inverno: chegou a hora de se cuidar!

Para aquecer seu inverno: veja três de receita de quentão

Deliciosas! Veja 10 receitas de chás para aquecer seu inverno

 

 


Sites parceiros