Guia do Câncer

Sintomas de câncer de próstata são de difícil percepção. Confira dicas

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Saber identificar os sintomas de câncer de próstata é importante medida para enfrentar a doença de forma precoce, reduzindo a chance de complicações e ampliando as possibilidades de cura.

Origem dos sintomas de câncer de próstata

A próstata é uma glândula que se encontra logo abaixo da bexiga do homem e que cobre a uretra, que é o canal que conecta a bexiga masculina à parte externa do pênis. Os estudos indicam que os sintomas de câncer de próstata são decorrência direta da pressão exercida pelo tumor sobre a uretra.

sintomas-de-cancer-de-prostata

Ao apresentar sintomas de câncer de próstata, deve-se procurar auxílio médico. Foto: Shutterstock

Pode acontecer, porém, de o tumor crescer em uma região que não exerça pressão sobre a uretra. Nesses casos, os sintomas de câncer de próstata são extremamente difíceis de serem identificados.

Principais sintomas de câncer de próstata

Especialistas indicam que os sintomas de câncer de próstata mais comuns são os seguintes:

Dificuldade para urinar;

Jato de urina muito fraco, ou então interrompido;

Dor ao urinar;

Necessidade de urinar com frequência;

Impotência sexual;

Perda do controle da micção, isto é, você tem vontade de ir ao banheiro, mas não consegue chegar a tempo ao banheiro para urinar;

Sangue ao urinar ou no sêmen.

Doenças com os mesmos sintomas de câncer de próstata

É importante observar, porém, que os sintomas de câncer de próstata acima também coincidem com sintomas de outras doenças do aparelho urinário. Por exemplo, o sangramento na urina pode ser indicativo de uma infecção urinária ou de câncer na bexiga, e os demais sintomas podem ser sintomas de hiperplasia benigna – que acomete principalmente os idosos.

Portanto, ao apresentar os sintomas de câncer de próstata, é extremamente importante procurar um profissional especializado para fazer o correto diagnóstico e tratar a condição o mais cedo possível.

Identificação dos sintomas de câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata pode se dar por exame físico – o chamado toque retal – ou por exame laboratorial – no caso, há uma dosagem do PSA. Detectada alguma anomalia, é coletado material e feita biópsia para definir se há ou não o tumor, e se ele é benigno ou maligno.

A maior dificuldade está em identificar os sintomas de câncer de próstata. Isso porque, muitas vezes, eles se apresentam isoladamente ou de forma progressiva. Saber identificar os sintomas de câncer de próstata, porém, é essencial, já que quanto antes a doença começar a ser tratada, maiores as chances de cura.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em pessoas do sexo masculino (atrás apenas do câncer de pele) e o segundo tipo de câncer que mais mortes causas entre os homens (em primeiro lugar, vem o câncer de pulmão). A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que, no biênio 2014/2015, quase 70.000 novos casos de câncer devem ser diagnosticados.

O câncer de próstata atinge, normalmente, homens que possuem mais de 50 anos, embora não possa ser uma doença descartada em pessoas mais jovens. Alguns grupos de risco são mais propensos a desenvolver a doença: pessoas com algum parente que já tenha desenvolvido a doença, com hábitos de alimentação não muito saudáveis, sedentárias ou que tenham excesso de peso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

A prostatectomia no tratamento de uma pessoa com câncer da próstata

A importância da biópsia prostática no diagnóstico de um câncer da próstata

Diagnóstico do câncer de próstata: veja os exames que podem detectar a doença

Conheça as indicações e riscos da cirurgia para varicocele

Câncer de próstata: conheças as causas, diagnóstico e tratamento desse câncer que atinge 15% dos brasileiros

Campanha em São Paulo incentiva homens a fazer exame de próstata