Medicamentos

Vacina contra coqueluche é oferecida para gestantes. Entenda os benefícios

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

A vacina contra coqueluche deve integrar a preocupação de todas as gestantes. Quando a mulher descobre que está gravida, é importante que inicie com vários cuidados de saúde. Em primeiro lugar, é necessário buscar um médico para acompanhar o crescimento do bebê e as alterações do corpo.

Vacina contra coqueluche para a mãe e o bebê

Atualizar a carteira de vacinação é fundamental tanto para a saúde da mãe, quanto para a saúde da criança que irá nascer. A vacina contra coqueluche é uma dessas precauções, já que a mãe imunizada produz anticorpos que passam para o bebê através da placenta.

vacina-contra-coqueluche

Mãe imunizada produz anticorpos que passam para o bebê através da placenta. Foto: Shutterstock

Quando fazer a vacina contra coqueluche

É importante mulheres grávidas fazerem a vacina contra coqueluche, principalmente entre a 27ª e a 35ª semana de gestação, já que a mesma age na prevenção até das formas mais graves da doença.

Aplicando a vacina contra coqueluche durante a gestação, é possível reduzir os óbitos relacionados à doença em crianças menores de seis meses. Nesta idade, as crianças são mais vulneráveis a ter coqueluche, já que não possuem o esquema básico de vacinação completo recomendado pelos órgãos de saúde – a primeira dose é feita com dois de meses de idade, a segunda aos quatro meses e outra aos seis meses.

Assim, desde o ventre da mãe, o feto já teria todos os benefícios da vacina contra coqueluche. Além da mãe, é importante que outras pessoas que venham a ter contato com o novo bebê, como o pai, avós, irmãos e babá, também recebam o reforço da vacina contra coqueluche.

A vacina contra coqueluche possui um prazo de validade de dez anos. Pela sua transmissão por contato como respiração ou fala, é possível que pessoas próximas possam transmitir a doença.

Vacina contra coqueluche na rede pública

A partir de 2014, Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina contra coqueluche para mulheres gravidas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque nos últimos anos foi encontrado um índice muito grande de crianças foram afetadas com a doença.

Estima-se que com a inclusão da vacina contra coqueluche no esquema de vacinação de grávidas, 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas. Por isso, mulheres grávidas devem conversar com o seu médico e buscar fazer a vacina contra coqueluche.

A vacina contra coqueluche é também conhecida como Vacina Tríplice Clássica (DPT), pois protege também contra a difteria e o tétano. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram registrados 15.428 casos suspeitos de coqueluche, sendo 28,9% deles confirmados. Deste total, 2.924 casos confirmados foram em crianças menores de 1 ano, e 85% ocorreram entre menores de seis meses.

Como surgiu a vacina contra coqueluche

Criada na década de 30, nos Estados Unidos, a vacina contra coqueluche é uma das vacinas mais antigas. Com a sua utilização, foi possível perceber um declínio na incidência da doença naquele país.

Mas o que é a coqueluche? Também conhecida como tosse comprida, é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório. Ela é transmitida pela bactéria Bordetella pertussis e sua forma de contágio é pelo contato direto com alguma pessoa infectada. Através da vacina contra coqueluche é possível se proteger desta doença, principalmente as crianças, que sofrem mais com as suas consequências.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como evitar as doenças infantis mais comuns: é sempre melhor previnir do que remediar

Ajude a turbinar a imunidade das crianças

Cães terapeutas ajudam na recuperação de crianças

Cuidado! Não ir ao pediatra com frequência dobra as chances de a criança adoecer

10 Coisas que você precisa saber sobre a alimentação infantil