Sem categoria

Saúde de graça e a qualquer hora: academia ao ar livre é opção para se exercitar

Por Redação Doutíssima 10/07/2014

As grandes desculpas para evitar ir a uma academia são a falta de tempo ou a falta de dinheiro. Mas uma opção para estas pessoas é a academia ao ar livre, que é gratuita, não tem horário e está presente em mais de mil cidades brasileiras. Se existe uma academia ao ar livre em sua cidade, não deixe de aproveitar este benefício.

Academia ao ar livre estimula atividade física

Qualquer pessoa pode utilizar os equipamentos da academia ao ar livre, independentemente da idade, mas elas são especialmente projetadas para as pessoas com mais de sessenta anos.

academia-ao-ar-livre

Quando em parques e praças, academia proporciona maior contato com a natureza. Foto: Shutterstock

Benefícios da academia ao ar livre

Os equipamentos trazem um conjunto de atividades que visam fortalecer, alongar e relaxar, além de dar uma maior agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano. Durante os exercícios não é necessário um esforço muito grande, já que usam o peso e a força do próprio usuário para a execução do movimento.

Porém, muitas pessoas não sabem utilizar os equipamentos da academia ao ar livre e, por isso, acabam os utilizando de forma errada e, assim, acabam não obtendo todos os benefícios possíveis.

Exercícios físicos quando não praticados corretamente podem até levar a problemas musculares. Por isso, é muito importante saber do seu estado de saúde antes de começar a utilizar a academia ao ar livre.

Academia ao ar livre promove contato com a natureza

Além de promover um bem estar físico, a academia ao ar livre, quando localizada em parques e praças, pode proporcionar aos seus usuários um maior contato com a natureza.

Com isso, é possível perceber outros benefícios como a diminuição do estresse e de outros problemas do sistema nervoso. Além disso, frequentar uma academia ao ar livre é uma ótima oportunidade de socialização.

Com todos esses benefícios ao alcance das mãos, não há desculpa para ficar parada. Encontre a academia ao ar livre mais próxima e comece já a levar uma vida mais saudável.

Equipamentos da academia ao ar livre

Conheça todos os equipamentos da academia ao ar livre e como é o trabalho de cada exercício.

– Esqui: melhora a função cardiorrespiratória e aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e superiores. Se você colocar as mãos na parte superior, estará trabalhando braços e costas. Caso contrário, irá depositar mais força nas pernas.

– Rotação vertical: melhora a flexibilidade das articulações dos ombros. Este exercício é ótimo para as articulações mas, para isso, é necessário ficar próximo ao aparelho e manter sempre os cotovelos flexionados.

– Simulador de caminhada: aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora. Este exercício da academia ao ar livre é ótimo para queimar algumas calorias. Por ter baixo impacto pode ser usado por pessoas de todas as idades, que devem manter coluna ereta durante a sua realização.

– Supino: trabalha fortalecendo o peitoral e os músculos dos braços. Para obter melhores resultados nesse aparelho, é necessário manter uma boa postura e buscar fazer o movimento completo.

– Pressão de pernas: trabalha e fortalece as pernas. Apoie os pés bem no meio do local destinado. Para executar o movimento, flexione os joelhos até a linha dos dedos do pé.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dicas de treino de musculação para iniciantes

Segredo de super atleta: triathlon pode fazer muito pela saúde

Atividades físicas “retrô” que estão mais populares do que nunca

Queime calorias voltando a ser criança: 9 atividades físicas da infância que funcionam como um ótimo treino

Malhar as costas em casa: exercícios para fortalecer a região lombar sem academia

Saiba como praticar o pulley costas