Clínica Geral

Conheça os efeitos do formol e veja por que evitar seu uso estético

Por Redação Doutíssima 11/07/2014

O formol é uma substância muito prejudicial, não só aos fios de cabelo, mas também à saúde. No passado, ele foi muito utilizado no processo de alisamento dos cabelos, porém seu uso foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, já que os efeitos do formol são agressivos.

Efeitos do formol no alisamento capilar

A quantidade máxima recomendada do formol é de 0,2%, o que inviabiliza o seu uso no alisamento capilar. Os efeitos do formol se tornam prejudiciais porque, normalmente, para ter efeito alisante é usado doses muito elevadas, afetando não só quem aplica o produto, como quem o recebe nos cabelos.

efeitos-do-formol

Embora seja um potente alisante de cabelos, uso do formol pode provocar câncer. Foto: Shutterstock

Câncer entre os efeitos do formol

Segundo especialista, os efeitos do formal são graves. Quando ele é absorvido pelo organismo, por inalação ou exposição prolongada, apresenta risco de câncer na boca, nas narinas, nos pulmões, no sangue e na cabeça.

Além de ser uma substância cancerígena, é importante saber é que o formol, mesmo usado em pequenas quantidades, torna-se bastante nocivo para a saúde. Apesar de proibido, os efeitos do formol continuam sendo sentidos por quem realiza escovas progressivas, já que o produto ainda é utilizado, de forma camuflada, por alguns salões. Por isto, tome muito cuidado quando for fazer algum alisamento. Certifique-se que o local e os profissionais são de confiança.

Efeitos do formol na estrutura do cabelo

A forma dos cabelos é dada pelas pontes de hidrogênio e sulfeto. Produtos como o formol quebram estas pontes, fazendo com o que o fio perca a sua aparência original.

Vale lembrar que estas pontes são quebradas com o calor, por isso, para alisar os cabelos, você precisa usar uma chapinha ou secador. Uma boa dica para aquelas pessoa que querem alisar os cabelos é fazer, no lugar do alisamento, um relaxamento. Esta técnica é menos prejudicial à saúde de seus cabelos.

Todo cabelo que recebe um alisamento, seja com ou sem formol, fica desidratado e com falta de brilho. Segundo cabeleireiros, o ideal é a pessoa usar cremes hidratantes, máscaras e silicones reparadores a cada 15 dias.

Se você é dependente dos alisamentos, não se preocupe. Você pode continuar alisando seus fios, desde que procure um lugar especializado. Há inúmeras técnicas de alisamento que utilizam outro tipo de produto e tem um resultado tão satisfatório quanto os efeitos do formol.

Identificando o produto e os efeitos do formol

Quando você for fazer um alisamento, é importante que saiba como indicar a presença da substância, evitando os efeitos do formal em seu organismo. O odor do formal é muito forte e característico, por isso basta cheirar um produto para saber se ele contém a substância.

Uma forma nada agradável de identificar sua presença é quando ele entra em contato com a pele. Os efeitos do formal na pele são dor, queimadura e vermelhidão. Em curto prazo, o formol pode causar queda de cabelo, irritabilidade, coceira e queimadura no couro cabeludo.

Nos olhos, a reação é parecida: ocorre lacrimação, visão embaçada e, no caso de altas concentrações, podem surgir danos irreversíveis. Já a inalação do formol provoca dor de garganta, tosse, tontura, irritação no nariz e perturbações na respiração, levando ao desenvolvimento de edema pulmonar e de pneumonia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Cauterização capilar alisa cabelo ou apenas hidrata os fios?

Saiba como fazer cauterização capilar em casa para hidratar os cabelos

Cauterização capilar: conheça esta técnica de hidratação do cabelo

Hidratação com Bepantol pode dar mais vida aos seus cabelos

Conheça os principais produtos aplicados na hidratação para cabelos

Solução para cabelos fracos passa por hidratação. Saiba mais!

Conheça a pomada para cabelo masculino e seus benefícios aos fios