Clínica Geral

Não negligencie a saúde vocal! Veja 7 dicas para manter a voz saudável

Por Redação Doutíssima 11/07/2014

Você cuida da sua saúde vocal? Nunca parou para pensar nisso, não é mesmo? Pois saiba que cuidar da nossa voz é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo. É através da voz que conseguimos nos expressar.

Ter uma boa saúde vocal é essencial

Além disso, uma boa saúde vocal é essencial para muitas pessoas, que necessitam dela como instrumento de trabalho. Mais de 70% trabalhadores brasileiros a utilizam para esta finalidade, segundo a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz.

saude-vocal

Não abuse da voz: falar alto ou gritar deixa a sua garganta seca e cansada. Foto: Shutterstock

Cuidar da saúde vocal não é uma tarefa difícil. Com alguns cuidados no dia a dia, é possível garantir o bem estar do nosso trato vocal. Confira os principais:

1. Saúde vocal precisa de água

Para manter seu corpo bem hidratado, beba bastante água e evite álcool e cafeína. Suas cordas vocais vibram muito rápido, e precisam de água para que elas fiquem lubrificadas.

Os alimentos que contêm grandes quantidades de água são excelentes para manter a saúde vocal e são os seguintes: maçã, pera, melancia, pêssego, melão, uva, ameixa. Não se esqueça de incluí-los na sua alimentação.

2. Dê uma folga para as suas cordas vocais

Esta dica é especial para quem usa muito a voz durante as suas horas de trabalho: procure encontrar lugares tranquilos para a hora do almoço, dando um descanso para as cordas vocais. Por exemplo, os professores devem evitar falar durante os intervalos.

3. Evite o cigarro pelo bem da sua saúde vocal

Se você já tem o hábito de fumar, talvez seja a hora de pensar sobre ele. Fumar aumenta o risco de câncer na garganta e, além disso, a chance de irritar as cordas vocais. Por isso, se você quer ter uma boa saúde vocal, evitar fumar e manter o contato com a fumaça do cigarro é muito importante.

4. Pelo bem da sua saúde vocal, não grite

Procure não abusar da sua voz. Falar alto ou gritar faz com que a sua garganta fique seca e cansada. Por exemplo, quando estamos em uma situação em que precisamos falar um pouco mais alto do que o nosso tom habitual, ficamos com muita sede e, em pouco tempo, já começamos a ficar com a voz rouca. A rouquidão é um sinal de alerta de que suas cordas vocais estão irritadas.

5. Evite tossir ou pigarrear

Tentar tossir ou pigarrear para tentar “limpar” a garganta não faz bem para a saúde vocal, pois provoca um forte atrito nas pregas vocais. Experimente tomar um gole de água ao invés disso.

Se, mesmo assim, você sente que tem algo a limpar, procure o seu médico para avaliação, pois é possível que seja um sintoma da doença do refluxo gastresofágico, ou até sinusite.

6. Atenção à sua voz

Fique atento a qualquer mudança na sua voz, isso pode garantir a sua saúde vocal. Quando estiver doente, poupe a sua voz. Não fale quando você está rouco devido a um resfriado ou infecção. Ouça o que a sua voz está lhe dizendo.

7. Evitar o ar seco faz bem à saúde vocal

Muitas vezes, pelo clima ou pela utilização demasiada do ar condicionado, ficamos expostos a um ambiente com o ar mais seco. E com isso, logo a nossa saúde vocal é prejudicada. Umidificar sua casa e áreas de trabalho é ótimo para a voz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como enlouquecer um homem só com palavras. Enlouqueça-o com sua voz!

Como funciona a mudança de voz nos garotos

Não deixe a rouquidão lhe abater! Veja como amenizar o problema

Remédio caseiro para garganta inflamada: resolva facilmente o seu problema de garganta inflamada, sem sair de casa

E como ela incomoda! Aprenda como aliviar a dor de garganta com remédios caseiros

Saúde Responde: Como tratar coceira na garganta após exposição ao vento?

5 dicas naturais para aliviar a dor de garganta