Clínica Geral

Veja quais são os sintomas e tratamentos indicados para pedra nos rins

Por Redação Doutíssima 11/07/2014

O cálculo renal, ou pedra nos rins, como é chamado pela maioria das pessoas, é uma série de pequenos cristais que se formam nos rins.

Pedra nos rins é doença comum

Normalmente, a pedra nos rins se forma quando a urina contém muitas substâncias que não são absorvidas pelo organismo. Qualquer pessoa pode ter pedra nos rins e a doença é muito comum, principalmente em indivíduos que não bebem muita água durante o dia.

pedra-nos-rins

A pedra nos rins pode ser diagnosticada com a realização de exames clínicos. Foto: Shutterstock

Causas de pedra nos rins

As principais causas da pedra nos rins são: volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais, grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato no organismo.

Outras causas incluem distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireóide, alterações anatômicas ou obstrução das vias urinárias.

Já o principal fator de risco para o desenvolvimento da pedra nos rins é a desidratação, além de doenças intestinais. A condição também pode se manifestar de maneira hereditária.

Sintomas de pedra nos rins

A pessoa com pedra nos rins pode não apresentar sintomas. Enquanto a pedra ficar parada, ela não causa dor nenhuma. O problema ocorre quando ela começa a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga.

Quando as pedras se movem, elas podem bloquear a passagem da urina, causando inchaço nos rins, além de muita dor. Quando a doença apresenta dor, geralmente, é porque seu estágio já está avançado e o paciente precisa procurar um especialista com urgência.

Além da dor forte, que aparece e some subitamente, casos de pedra nos rins também podem apresentar sintomas como urina de cor anormal, sangue na urina, calafrios, febre, náuseas e vômitos. Quando se manifesta dor, ela pode ser sentida na barriga ou na lateral das costas, podendo migrar até a virilha ou testículos.

Diagnóstico da pedra nos rins

A pedra nos rins pode ser diagnosticada por meio de exames clínicos, como tomografia computadorizada abdominal, ressonância magnética abdominal ou dos rins, radiografia abdominal, pielograma intravenoso (PIV), ultrassom do rim e pielograma retrógrado.

O médico também poderá solicitar uma análise da pedra para saber qual é o tipo de cálculo renal, o nível de ácido úrico e uma urinálise para detectar cristais e glóbulos vermelhos na urina.

Tratamento da pedra nos rins

Além de eliminar as pedras existentes, o principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e evitar que novos cálculos apareçam. O tratamento varia conforme o tipo de cálculo e a gravidade dos sintomas. As pedras menores costumam sair sozinhas, por meio da urina.

Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor na hora de expelir os cálculos. Para dores graves, o médico receita analgésicos ou antiinflamatórios. A cirurgia é aconselhada caso a pedra seja grande demais para sair sozinha, ou esteja crescendo ou obstruindo a passagem da urina, provocando infecções ou danos aos rins.

A pedra nos rins é uma doença que pode ser evitada. Se você tem um histórico de cálculo renal, o recomendável é que beba cerca de seis a oito copos de água por dia para produzir urina suficiente. Diminua o sal e procure comer muitas fruta e verdura. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos também ajudam a combater a doença.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Glicosúria renal: sintomas, causas e tratamento

Insuficiência Renal Crônica

O que é nefrite: conheça a doença que ataca os rins e pode não ter sintomas aparentes

Tigre passa por cirurgia para retirada de pedra nos rins; veja fotos

Gota: saiba mais sobre a doença reumática que afeta articulações

Dieta da alcachofra é opção para emagrecer e reduzir medidas