Relacionamento

Amor à primeira vista tem seus riscos. Veja como evitar se apaixonar rapidamente

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga por se apaixonar rapidamente e perdidamente? A paixão é um sentimento que também pode ser definido como o amor que oscila entre o real e o ilusório. Ela é um termo aplicado a uma emoção muito forte em relação a uma pessoa, objeto ou tema.

Se apaixonar rapidamente pode acabar em decepção

O problema é, quando nos apaixonamos muito rápido por alguém, isto pode causar grandes decepções. Algumas pessoas alegam amar perdidamente em um curto espaço de tempo, desconsiderando que se apaixonar rapidamente pode trazer problemas.

apaixonar-rapidamente

Paixão pode ser sentimento passageiro e o relacionamento pode não ir à frente. Foto: Shutterstock

Riscos de se apaixonar rapidamente

Acreditar no amor à primeira vista, não é errado, porém existem outros fatores que devem ser avaliados com cautela. Algo bastante normal de ocorrer no campo afetivo é a confusão de sentimentos.

Por vezes, pensamos que estamos apaixonados quando, na verdade, o que existe é uma linda amizade. Há uma linha tênue que separa estas emoções. No entanto, vale a dica: não podemos considerar como o amor da nossa vida a primeira pessoa que nos demonstra atenção e carinho.

Se apaixonar rapidamente requer muita atenção, pois o processo da paixão exige um tempo para poder conhecer a fundo a pessoa com quem está se envolvendo.

O que leva alguém a se apaixonar rapidamente

A solidão é um dos grandes fatores que levam a se apaixonar rapidamente. Quando uma pessoa se sente sozinha, ela fica mais vulnerável e o fato de alguém dar carinho e afeto já basta para entender que está apaixonada.

Outro problema é a idealização de uma pessoa. Quando você está apaixonado, acaba idealizando uma pessoa perfeita. Você deve analisar e ver os defeitos do outro, afinal, todos temos defeitos.

O medo de ficar sozinho para o resto da vida é outro fator que contribui para se apaixonar rapidamente. A primeira coisa a fazer é valorizar a si mesmo, sem depender de outra pessoa para ser feliz. Não apresse as coisas: mais cedo ou mais tarde, o seu verdadeiro amor chagará.

Quando se apaixonar rapidamente, não anuncie para todo mundo que está apaixonado. A paixão pode ser um sentimento passageiro e o relacionamento pode não ir à frente. Desta forma, você evitará criar falsas esperanças. Também evitará que as pessoas ao seu redor pensem que você encontrou um parceiro estável.

Para evitar se apaixonar rapidamente não existe uma fórmula mágica: você deverá aprender a viver sua vida sem a necessidade constante de ter que considerar alguém como seu amor platônico.

Estudo atesta que é possível se apaixonar rapidamente

De acordo com um estudo feito em uma universidade dos Estados Unidos, se apaixonar pode levar um quinto de segundo. Os pesquisadores utilizaram imagens do cérebro de voluntários para estudar os efeitos do amor e concluíram que se apaixonar é mais científico do que muitos imaginam.

Quando uma pessoa se apaixona, áreas do cérebro liberam substâncias que causam efeitos eufóricos no organismo. Os elementos químicos liberados não afetam somente a parte emocional, mas também áreas do cérebro ligadas ao intelecto, como funções relacionadas às representações mentais, metáforas e imagem corporal.

Em casais que tinham acabado de se apaixonar, também foi notável o aumento dos índices NGF, que indicam os fatores causadores de nervosismo no sangue.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Viver, se relacionar, arriscar… saiba mais a partir da visão de Drummond

Psicoterapeuta responde: para que serve o casamento?

Dê a volta por cima! Veja como superar o sentimento de culpa

Invista na relação! Veja 19 dicas para melhorar a convivência do casal

Terapia de casal dá nova vida à relação. Saiba mais

Fim de namoro é momento de esquecer o passado e recomeçar

Como gerir uma relação à distância: 7 dicas para fazer dar certo

Psicólogo explica: como melhorar a auto-estima após uma rejeição amorosa

Como saber se é o indicado: será que ele/ela é mesmo seu par perfeito?