Esporte

Conheça os acessórios para treinamento funcional que potencializam sua malhação

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

O treinamento funcional é a nova mania do mundo fitness. Além de trazer milhares de benefícios para o corpo, esta modalidade de exercícios pode ser feita em casa, com o uso de acessórios para treinamento funcional.

Uso de acessórios para treinamento funcional

Este tipo de treinamento trabalha com o peso do próprio corpo, procurando preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente. Para isso, são necessários alguns acessórios para treinamento funcional, que podem turbinar os resultados.

acessorios-para-treinamento-funcional

A fita de suspensão é muito usada em todos os níveis de treinamento funcional. Foto: Shutterstock

Além disso, estes itens podem garantir uma melhor realização do movimento e proporcionam a vantagem de ter uma academia em qualquer lugar, seja em casa, em parques, ou até durante uma viagem.

Conheça os acessórios para treinamento funcional

Quer conhecer um pouco mais sobre os acessórios para treinamento funcional? Selecionamos os mais usados para você não ter erro na sua escolha. Veja quais são os principais itens que você deve ter em casa.

1. Medicine Balls

Este é um dos acessórios para treinamento funcional mais versáteis, pois, com as bolas, é possível realizar vários tipos de exercício. Elas podem dar apoio na realização de abdominais ou em outros movimentos de levantar a bola e girar com a bola. Isto é possível porque as bolas não são muito leves. É possível encontrar as medicine balls em pesos que variam de 1 a 10 quilos. Elas são usadas principalmente nos treinos de força e potência.

2. Kettlebell

É uma bola de ferro fundido com uma alça, que auxilia nos treinamentos de força e resistência. Além disso, os exercícios que trabalham com este tipo de acessórios para treinamento funcional podem melhorar a potência e a flexibilidade. Usadas desde o século XVIII, a kettlebell permite a amplitude máxima de movimento dos exercícios. Por isso, o simples ato de erguer o acessório em série pode ser ótimo para o corpo.

3. Fita de suspensão

Um dos acessórios para treinamento funcional que possibilita exercitar todos os grupos musculares. A fita de suspensão é usada em todos os níveis de treino, desde os mais básicos, até os mais avançados, por isso, qualquer pessoa pode usar a fira de suspensão para a sua rotina fitness.

Os resultados podem ser vistos no ganho de forma e também na queima de calorias. Este é um dos acessórios para treinamento funcional que se utiliza do peso do corpo para a realização do exercício e é muito utilizado por atletas.

4. Escada de agilidade

Coordenação motora, agilidade e condicionamento físico, estas são algumas das habilidades desenvolvidas pela escada de agilidade. Mas ela não é uma escada de subir, e sim, disposta no chão. Com isso, exercícios feitos com este tipo de acessórios para treinamento funcional são ótimos para fortalecer os músculos inferiores.

5. Corda de pular

Além de perder muitas calorias, pular corda ainda fortalece a musculatura e qualifica o condicionamento físico. Além disso, o exercício feito com a corda melhora a capacidade cardiovascular. Assim como na infância, divirta-se pulando corda o mais rápido que puder diariamente e veja os grandes resultados.

6. Elástico

Estes acessórios para treinamento funcional são de manuseio simples. Além disso, permitem várias formas de usá-los nos exercícios. Basicamente, eles desenvolvem a resistência e a força. Um exercício muito comum é segurar o elástico com o pé e puxar as pontas com a mãos.

Mas atenção: existem elásticos adequados ao condicionamento de cada usuário, por isso, tenha cuidado na escolha deste acessório, para não ter nenhum inconveniente posterior.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Isis Valverde, Fernanda Souza e outras famosas atestam: jump emagrece

Bruna Marquezine: Muay Thai é o segredo para manter o corpo

Aprenda as técnicas de Kyra Gracie para praticar esportes na gravidez

Conheça os segredos do corpo de Bruna Marquezine

Entre em forma e aprenda passos de samba com Sabrina Sato

Conheça (e copie!) o treino de Sabrina Sato

Saiba como Fernanda Souza faz para manter a barriga sequinha e definida

4 Famosas e suas encanações com o corpo. Até elas sofrem!

Pilates é o segredo de beleza da Nívea Stelmann