Receitas

Gostoso e saudável! Veja como fazer receitas de omelete menos calóricas

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

As receitas de omelete rodam o mundo todo por ser uma refeição prática e muito nutritiva. Contudo, mais recentemente, este prato vem sendo utilizado para quem quer perder peso. Você sabia que isso é possível?

Receitas de omelete com poucas calorias

As receitas de omelete podem ter poucas calorias: é só escolher os ingredientes certos. Por isso, se você quer uma refeição prática e que seja amiga da dieta, tenha as receitas de omelete como sua melhor opção.

receitas-de-omelete

Receitas de omelete podem ter poucas calorias: escolha os ingredientes certos. Foto: Shutterstock

Veja como preparar três receitas de omelete muito práticas, nutritivas e com poucas calorias.

1. Receitas de omelete de forno

– 1/2 maço de espinafre;

– 3 ovos;

– 100g de queijo mussarela light;

– 1/2 xícara de chá de leite desnatado;

– 2 colheres de farinha de linhaça;

– 1 colher de chá de fermento em pó;

Alho picado e sal a gosto.

Modo de preparo: primeiro, cozinhe as folhas do espinafre em água fervente com sal. Deixe na água por aproximadamente dois minutos, que é o tempo para que elas fiquem macias.

Depois escorra a água e pique as folhas do espinafre. Agora, em um refratário, bata os ovos com o auxílio de um garfo e adicione a farinha, o leite, o fermento, o alho e coloque sal a gosto.

Espere que a mistura fique uniforme e adicione o espinafre e a mussarela, que deve ser picada anteriormente. Agora em um refratário untado com manteiga e farinha, coloque a mistura dos ovos e leve ao forno por 20 minutos.

Esta é uma das receitas de omelete que podem servir toda a família. Para isso, é só aumentar a quantidade de ingredientes.

2. Receitas de omelete proteico

– 1 ovo;

– 5 claras;

– 1 colher de sopa de leite;

– 1 tomate picado;

– 1 colher de sopa de cebola;

– 1 colher de salsa picada;

– 50 g de queijo branco;

Sal e pimenta a gosto;

Azeite ou manteiga.

Modo de preparo: para fazer esta omelete proteico, bata 1 clara em neve e reserve. Depois, misture as claras restantes com a gema, o tomate, a cebola, a salsa e o queijo. Coloque sal a gosto. Misture a clara em neve com a segunda mistura.

Para finalizar, aqueça uma frigideira untada com azeite ou óleo de coco. Se usar uma antiaderente, não é necessário. Quando a frigideira estiver bem quente, despeje a mistura e aguarde até que crie uma pequena crosta na omelete, depois é só virar e está pronto.

Se você está fazendo qualquer dieta à base de proteínas ou quer uma ótima opção de pós treino, coloque está opção no topo das suas receitas de omelete.

3. Receitas de omelete recheado

– 4 claras;

– 1 gema;

– Sal e pimenta a gosto;

– 1 xícara de chá de abobrinha ralada;

– 1/2 xícara de chá de tomate picado;

– 2 colheres de chá de salsa picada;

– 2 colheres de cebola picada;

Sal e alho a gosto;

– Azeite ou óleo de coco.

Modo de preparo: para o preparo da omelete, bata as claras em neve. Depois, em outra tigela, bata ligeiramente a gema e junte o sal e a pimenta. Com movimentos leves, misture a gema às claras em neve.

Em uma frigideira untada e pré-aquecida, coloque metade da mistura e deixe fritar em fogo baixo e vire a omelete quando necessário e reserve. Repita o processo com a outra metade das claras, mas cozinhe apenas a parte de baixo, quando virar, acrescente o recheio.

Depois, é só sobrepor a omelete reservada. Para preparar o recheio, em outra frigideira, refogue a abobrinha, o alho, a cebola e coloque sal a gosto. Depois, junte o tomate e a salsa. Retire do fogo e adicione um fio de azeite ao refogado.

Confira o modo de preparo da omelete clássica:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Receita saudável: risotto de quinoa light

Chega de dietas restritivas! Saiba o que comer para emagrecer

5 Maneiras de consumir 5 porções de frutas e hortaliças por dia

Consumo de frutas secas ajuda a prolongar a vida, diz estudo

Veja dicas para acrescentar legumes, verduras e frutas na sua alimentação

10 Receitas light para fazer em casa

A importância das frutas no seu dia a dia

Receita de iogurte caseiro

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?