Esporte

Lesões no futebol não são restritas aos atletas profissionais. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

Sofrer lesões no futebol faz parte deste esporte de impacto e é algo rotineiro na carreira de profissionais da modalidade. A maioria dos homens, no entanto, se torna jogador de futebol uma vez por semana. São os chamados atletas de final de semana, os quais, em somente um ou dois dias, correm como se fizessem exercícios pela semana inteira.

Risco de lesões no futebol

O que estes praticantes do esporte devem ter em mente é que as conhecidas lesões no futebol não são restritas apenas aos jogadores profissionais, muito pelo contrário, elas podem acontecer em uma “pelada” despretensiosa com os amigos.

lesoes-no-futebol

A origem da lesão no futebol está, geralmente, na intensidade do exercício. Foto: Shutterstock

Lesões no futebol têm origem na intensidade

Especialistas afirmam que a origem de uma lesão no futebol está na intensidade do exercício, na maioria das vezes. Jogadores de finais de semana não podem entrar na partida querendo jogar como um Neymar ou um Messi, por exemplo.

Agindo dessa forma, o atleta pode sofrer graves lesões no futebol, o que se explica pela falta de preparo físico. Em casos mais graves, há o risco até de problemas cardiovasculares.

As lesões no futebol que ocorrem com maior frequência são os traumas. Entre eles, estão a fratura ou a luxação dos dedos, a distensão do tornozelo, a distensão muscular na coxa e o rompimento do ligamento do joelho.

Como evitar lesões no futebol

O mais importante antes de uma partida de futebol é a fase que antecede a prática esportiva, ou seja, o aquecimento e o alongamento. É importante que esta fase dure, no mínimo, 15 minutos. O corpo todo deve ser alongado, porém, não é um exercício para que se sinta dor, ou seja, vá até o seu limite.

Outro fator predominante para sofrer lesões no futebol, como já afirmado, é a falta de preparo e condicionamento físico. As lesões musculares são as mais frequentes, porque as articulações e os músculos não estão fortalecidos para um grande impacto. Para evitar este tipo de acidente, o ideal é praticar exercícios físicos todos os dias.

Também é outro grande problema jogar descalço. O correto para a prática é utilizar tênis ou chuteira, dependendo do local onde você joga. Também pode levar a lesões no futebol um hábito muito comum dos jogadores de final de semana: os excessos alimentares e de bebida. A combinação cerveja, churrasco e futebol pode ser divertida, mas durante o exercício, pode cobrar um preso do corpo.

Joelho é vítima das lesões no futebol nos joelhos

Segundo especialistas, a maioria das lesões no futebol afeta o joelho. As chamadas lesões no menisco ou nos ligamentos, de forma geral, decorrem da falta de alongamento ou da falta de força.

Os joelhos sustentam grande parte do peso do corpo e são responsáveis também pelos movimentos de flexão e extensão, que permitem dobrar as pernas. Junto com o tornozelo e o quadril, eles formam o conjunto de articulações que sofre maior impacto na prática de esportes, de exercícios ou, até mesmo, em situações do dia a dia, como andar e sentar.

A falta de orientação sobre os limites do próprio corpo é o grande vilão das lesões de joelho. O mais importante, para não sofrer lesões no futebol, é ter um acompanhamento médico ao começar uma atividade, nem que seja praticada apenas aos finais de semana.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Urbanathlon reúne um mix de esporte e entretenimento. Conheça!

Escolinha de futebol é opção para seu filho iniciar no esporte

Adrenalina a mil: conheça o street luge, esporte radical de velocidade

Dúvida do leitor: Praticar esporte de manhã ou de tarde? Depende dos seus objetivos, dizem treinadores

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

Cardiologistas definem normas para avaliar pessoas com deficiência para esportes

Saiba mais sobre o Handebol: um esporte de força