Especialidades

Cansado de espirrar? Veja como amenizar os sintomas da rinite

Por Redação Doutíssima 13/07/2014

Você sente seu nariz frequentemente entupido? Tem coriza, espirros seguidos e alguma coceira no nariz, mas não está gripado? Saiba que esses são sintomas da rinite, condição que atinge principalmente jovens e adultos em idades menos avançadas e que, segundo pesquisas, acomete de 10% a 25% da população.

Entenda os sintomas da rinite

Mas, para entender o porquê você tem os sintomas da rinite, é preciso antes compreender o papel do nariz no sistema respiratório e no sistema de defesa do nosso organismo.

sintomas-da-rinite

Coriza, espirros e coceira no nariz estão entre principais sintomas da rinite. Foto: Shutterstock

Ao respirarmos, o nariz é o primeiro filtro que o ar encontra em seu caminho até os pulmões. Ele tem o papel de limpar, umidificar e aquecer o ar respirado e, para isso, possui um elaborado sistema de defesa. Quando ele detecta alguma substância que não deveria entrar junto com o ar, ele tenta barrá-la.

E é justamente quando ele tenta bloquear essas impurezas do ar que ocorrem os sintomas da rinite, que nada mais são do que a resposta do sistema respiratório a elas.

Sintomas da rinite indicam sensibilidade

Os sintomas da rinite, porém, só aparecem em pessoas que possuem mais sensibilidade nesse mecanismo de defesa. É que, aí, ele acaba pensando que determinadas substâncias são agressoras do organismo e que não deveriam ultrapassar a barreira nasal, desencadeando como resposta os sintomas da rinite.

Há como amenizar os sintomas da rinite? A resposta é positiva. Se você está cansado de espirrar e dos sintomas da rinite, siga as dicas que preparamos abaixo e tenha uma maior qualidade de vida.

Aliviando sintomas da rinite em casa

As principais causas que originam os sintomas da rinite são o pó, o mofo e as flores. Condições meteorológicas também podem contribuir para que as pessoas apresentem sintomas da rinite – principalmente o frio e o tempo seco. Então, a higiene da casa é importante.

1. Passe o aspirador de pó em casa e um pano úmido nos móveis. Para que isso amenize os sintomas da rinite, é necessário que seja uma rotina semanal. De semana em semana, também é recomendável que seja trocada a roupa de cama.

2. Evite que o quarto tenha muitos objetos em cima dos móveis, principalmente no inverno, quando costumamos deixar a casa mais fechada. É que, quanto mais objetos desnecessários tivermos, mais pó irá se acumular e mais difícil será sua retirada.

3. Você tem animais de estimação? Talvez você seja muito apegado a eles, mas, para evitar os sintomas da rinite, é recomendável que você não os deixe entrar no quarto.

Enfrentando os sintomas da rinite com higiene nasal

A higiene do nariz também é importante para evitar os sintomas da rinite:

1. Como dica caseira, recomenda-se que o nariz seja lavado com soro – e essa dica não vale apenas para os sintomas da rinite, mas sim como precaução para todas as reações de alergia que envolvem o sistema respiratório.

2. Agasalhe-se. Respirar o ar frio não faz bem às pessoas alérgicas e pode desencadear os sintomas da rinite.

Atenção aos locais que você frequenta

Alguns fatores que desencadeiam os sintomas da rinite estão fora do nosso alcance. E muitos deles estão presentes nos ambientes que costumamos frequentar. Então, as dicas são as seguintes:

1. Mesmo com as leis proibindo o consumo de cigarros em locais fechados, muitos estabelecimentos e pessoas “fecham os olhos” para elas. Evite esses ambientes, já que a fumaça do cigarro pode desencadear sintomas da rinite.

2. Locais com altos índices de poluição não são recomendáveis. Os poluentes dióxido de enxofre e ozônio são os principais responsáveis por desencadear os sintomas da rinite.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento

Como saber se você tem alergia?

Atchim!! O número de pessoas com alergia triplicou nos últimos 40 anos

Conheça as causas da rinite alérgica

Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia

Alergia nos olhos: entenda porque acontece