Dieta

Dieta crua valoriza frutas e vegetais não cozidos. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 13/07/2014

Você já ouviu falar em crudivorismo? Se a resposta for negativa, a gente explica: é uma dieta crua, que possui um cardápio com alimentos que não precisam de cozimento. É só lavar e comer. Mas será que é só isso? Conheça mais sobre a dieta crua e veja porque ela promete emagrecer pelo menos um quilo por semana.

Dê férias ao seu fogão com a dieta crua

O fogão e o microondas viram um enfeite na cozinha com a dieta crua. Isso porque ela prioriza o consumo de frutas, legumes e grão, tudo sem passar por processos longos de cozimento.

dieta-crua

Dieta crua emagrece porque a base da alimentação tem vegetais frescos e frutas. Foto: Shutterstock

A ideia é que o cozimento dos alimentos destrói seus nutrientes e enzimas naturais, o que é ruim, porque são as enzimas que melhoram a digestão. Além disso, alguns adeptos da dieta crua acreditam que ela pode aliviar dores de cabeça e alergias, além de aumentar a imunidade e melhorar a diabetes.

Estas questões foram comprovadas através de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Durante o estudo foi constatado que pessoas adeptas da dieta crua pesam em média 12 kg a menos do quem come alimento cozidos. Além disso, acredita-se que um cardápio com alimentos não cozidos possam revitalizar as funções celulares.

Dieta crua é um estilo de vida

Além de usar a dieta crua por um determinado tempo para perder alguns quilos ou passar por um processo de desintoxicação, algumas pessoas fazem dela um estilo de vida. Estas pessoas acreditam que comer alimentos orgânicos e crus pode prevenir e tratar vários tipos de câncer.

A dieta crua emagrece porque a base da alimentação é de vegetais frescos, frutas, nozes, sementes e grãos germinados, e isso faz com que ela seja pobre em gordura e rica em nutrientes. Mas, ao contrário do que se acredita, não será permitido comer somente saladas.

A dieta crua é rica em sucos feitos de combinações nutritivas de legumes e frutas e, além disso, pode ser usado o vapor para preparar alimentos que dificilmente são digeridos crus pelo organismo, como é o caso do brócolis.

Outro método muito utilizado é o da hidratação de sementes. A dieta crua não possui um cardápio definido, apenas é possível adotar a prática do consumo dos alimentos de uma forma natural, do jeito que preferir.

Nem tudo são flores da dieta crua

Apesar de uma alimentação a base de frutas, legumes e vegetais fazerem muito bem à saúde, o corpo precisa de mais. Estudos indicam que pessoas que mantem uma dieta crua têm um índice de massa corporal menor do que pessoas com uma dieta tradicional.

Uma das razões é que os alimentos consumidos não são suficientes em calorias para manter um corpo saudável. Uma pesquisa alemã comprovou que pessoas adeptas da dieta crua, apesar de perderem mais peso, apresentam deficiência crônica de energia.

Outro fator importante é a falta de vitamina B12 encontrada em carne, peixes, ovos e leite. Esta vitamina é responsável pela manutenção dos glóbulos vermelhos e de sistemas nervosos e cardiovasculares saudáveis.

Também, é necessário ter uma atenção redobrada quanto à higienização dos alimentos, por apresentar riscos de intoxicação, já que as bactérias são combatidas através do cozimento dos alimentos. Especialistas indicam que a dieta crua é ótima quando feita como um desintoxicante do corpo, desde que por um tempo ou em refeições limitadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Alimentos industrializados e embutidos: os grandes vilões da alimentação!

Alimentação antienvelhecimento favorece a longevidade e dá mais sabor às suas refeições

Cuide bem da sua alimentação! Selecione melhor o seu cardápio e saiba o que comer mesmo na correria do dia a dia!

Conheça 18 maneiras de seguir uma alimentação saudável sem precisar cortar seus alimentos preferidos!

Vitamina D e cálcio podem estender a expectativa de vida! Descubra quais alimentos possuem e incorpore-os à sua alimentação

Confira esses 6 alimentos ricos em vitamina B para você priorizar na sua alimentação

Aprenda a comer certo com as nossas dicas de alimentação saudável e fique em forma!

Descubra os benefícios da castanha de baru para a sua alimentação

Alimentação preventiva: conheça poderosos alimentos contra o câncer

Dormir tarde requer alimentação especial? Saiba o que comer para repor as energias perdidas!