Guia do Crossfit

Treino de crossfit emagrece e fortalece os músculos. Conheça!

Por Redação Doutíssima 13/07/2014

Se você está querendo começar alguma atividade física, mas não quer passar horas fazendo musculação, o treino de crossfit pode ser a solução. A modalidade vem conquistando adeptos em todo o mundo pela sua eficácia e pela variedade de exercícios disponíveis.

Treino de crossfit para músculos e condicionamento

Muito utilizado por equipes especializadas da polícia americana, o treino de crossfit trabalha a resistência cardiorrespiratória, a coordenação motora, a força e a agilidade. Com apenas uma hora por dia é possível conquistar o fortalecimento muscular e melhorar o seu condicionamento físico.

treino-de-crossfit

Praticante do treino de crossfit consegue perder gordura e adquirir massa magra. Foto: Shutterstock

Magia do treino de crossfit nos movimentos

O treino de crossfit está baseado em movimentos funcionais, ou seja, aqueles movimentos que usamos diariamente, mas de uma forma mais intensa. Os exercícios do crossfit basicamente permitem que o praticante consiga a amplitude do movimento e a intensidade através de uma carga, que muitas vezes é o próprio peso do corpo.

A modalidade trabalha o corpo todo em apenas um treino, diferente da musculação. Por isso, o praticante do treino de crossfit consegue perder gordura e, ao mesmo tempo, adquirir massa magra.

Como não existe intervalo ou descanso durante os exercícios, o foco está nos movimentos intensos. Assim, ao mesmo tempo que o corpo está queimando energia durante os saltos, subidas e descidas de escadas ou levantando peso, existe o fortalecimento dos músculos.

Qualquer pessoa pode fazer o treino de crossfit

Um dos grandes mitos que envolve o mundo fitness é que as modalidades que envolvem peso são indicadas apenas para pessoas jovens ou que já possuem prática de atividades físicas a muito tempo. Isto está errado.

O treino de crossfit, assim como outras modalidades de treino funcional, é indicado para qualquer pessoa em qualquer idade. Em algumas academias já é disponível o treino de crossfit kids, que oferece exercícios de acordo com a faixa etária.

Dessa forma, a modalidade pode ser adaptada para qualquer pessoa e qualquer nível de condicionamento físico, considerando que, antes de iniciar com a modalidade, é preciso conhecer suas condições de saúde, assim como em qualquer tipo de exercício físico.

Indiferente do nível do treino de crossfit, a aula é dividida em três etapas. O aquecimento é a primeira delas, já que é importante para evitar possíveis lesões. Depois, começa o treinamento em si, com movimentos indicados pelo instrutor – estes podem variar de treino para treino, de acordo com a necessidade de cada aluno. Em seguida, é a hora de desafiar o corpo, com uma maratona com um circuito de movimentos praticados durante a aula, mas com tempo controlado.

Condicionamento físico no treino de crossfit

Devido à alta intensidade dos movimentos realizados no treino de crossfit, é possível perceber os resultados na melhor do condicionamento físico logo nas primeiras semanas. Com isso, uma melhor qualidade de vida começa a surgir, já que eventos do dia a dia, que antes ocasionavam alguma dificuldade, não são mais problemas.

Brincar com as crianças na pracinha, jogar futebol com os amigos ou até mesmo carregar as compras no supermercado, se tornam tarefas fáceis. Mas não esqueça que, para ter resultados, é preciso procurar um instrutor certificado para esta modalidade. Assim, você pode usufruir de todas as vantagens do treino de crossfit.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Exercícios em casa: treino de tríceps

Whey Protein: saiba por que tomar o suplemento após o treino

É preciso alongar antes e depois do treino?

Prepare um treino para emagrecer adequado à sua rotina

Veja os exercícios de yoga para iniciantes: treino de respiração e flexibilidade traz benefícios ao corpo e à mente

Que venha a hipertrofia muscular! Entenda como agem os músculos entre as séries e repetições do treino

Blitz do Fitness: treino de 30 minutos para você começar sua rotina de exercícios

Como fazer treino de ombro em casa