Guia do Câncer

Conhecer as causas do câncer de mama é vital para prevenir a doença

Por Redação Doutíssima 14/07/2014

O “Outubro Rosa” é o mês dedicado para a prevenção e combate ao câncer de mama, uma luta importante e que merece a atenção de todos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais frequente no mundo em mulheres. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, essa doença tem 1,38 milhões de novos casos e provoca 458 mil mortes por ano. Os números alarmantes são também explicados pelo desconhecimento quanto às causas do câncer de mama.

Prevenção ao identificar causas do câncer de mama

A doença, no entanto, não afeta somente mulheres e, por isso, os homens também devem ficar atentos. Dessa forma, conhecer as causas do câncer de mama é uma forma de prevenção. Você sabe por que ela se desenvolve e como descobrir o aparecimento de um tumor? Saiba que isto é uma questão de saúde.

causas-do-cancer-de-mama

Conhecer as causas do câncer de mama favorece diagnóstico precoce e tratamento. Foto: Shutterstock

Conhecendo as causas do câncer de mama

O aparecimento do câncer de mama não possui uma causa especifica. A afirmação é feita pelo médico e obstetra Domingos Mantelli. “Porém, alguns fatores, como menarca precoce, menopausa tardia, além do consumo excessivo de álcool e sedentarismo, também podem ser considerados de risco”, explica o médico.

Por isso, a necessidade de conhecer os grupos de risco e, com isso, estar sempre atenta a qualquer mudança na região dos seios é fundamental para a detecção da doença. Este indicativo pode estar entre as causas do câncer de mama.

Principais causas do câncer de mama

Conheça outros fatores de risco que os estudiosos acreditam estarem relacionados com as causas do câncer de mama:

– Ser do sexo feminino;

História familiar de câncer de mama, principalmente em 1º grau;

– Ser exposta a grandes quantidades de radiação;

Densidade óssea elevada

Obesidade;

Não ter filhos;

Primeira gravidez após os 30 anos;

– Fazer terapia de reposição hormonal pós-menopausa;

Ocorrência anterior de câncer de mama.

Detecção precoce a partir das causas do câncer de mama

Como as causas do câncer de mama ainda não são unanimidade, todas as mulheres devem estar atentas. De acordo com o médico Domingos Mantelli, o sintoma mais comum da doença é o nódulo. “O aparecimento é, geralmente, indolor, mas existem outros sinais menos frequentes, como irritação ou irregularidades na pele”, explica.

Com isso, realizar o autoexame da mama e procurar um ginecologista quando constatar algum nódulo ou anormalidade nas mamas, pode garantir boas chances de cura. Depois dos 40 anos, toda mulher deve procurar um profissional de saúde para examinar as mamas. Além disso, a mamografia deve ser feita anualmente.

Tratamento do câncer de mama

O tratamento mais utilizado para tratar as causas do câncer de mama é a quimioterapia. Contudo, Matteli indica que a cirurgia de retirada da mama também é importante em alguns casos, para garantir que o tumor não voltará ao local.

“Atualmente, esse procedimento é menos invasivo e, se for necessário, é possível fazer a reconstrução da mama com próteses de silicone gratuitamente, pelo SUS”, completa o médico.

Como fazer o autoexame das mamas

Se você está se sente familiarizado com as causas do câncer de mama ou se encaixa nos grupos de risco, o autoexame se torna importante. Por isso, veja como realizá-lo e procure um médico sempre que encontrar qualquer alteração.

No chuveiro ou deitada, coloque a mão direita atrás da cabeça. Depois, deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Logo após, repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!