Dica do Nutricionista

Diminuir o sódio no organismo é fundamental à saúde. Saiba como

Por Redação Doutíssima 14/07/2014

Há diversas funções para o sódio no organismo. Algumas delas se relacionam com a regulagem da quantidade de líquido fora das células – aqui, o sódio atua em um processo complexo, em conjunto com a água -, outras com a quantidade de plasma no sangue e, por fim, nos impulsos do sistema nervoso e no controle das contrações da nossa musculatura.

Sódio no organismo na medida certa

Esse mineral deve ser consumido na medida certa: devem ser evitados a carência e o excesso de sódio no organismo. Mas, afinal, quanto posso consumir diariamente para ter um equilíbrio sódio no organismo?

sodio-no-organismo

Economizar no sal é importante para evitar o excesso de sódio no organismo. Foto: Shutterstock

Limites de sódio no organismo

Quem responde é a Organização Mundial da Saúde. De acordo com a OMS, cada pessoa deve consumir, no máximo, 2.000 mg (2g) de sódio diariamente. Isso corresponde a 5 gramas de sal – que é onde encontramos o sódio, presente em 40% de sua composição.

Em termos práticos, a quantidade equivale a uma colher de chá de sal, mas é preciso cuidar, pois, alguns alimentos que consumimos, principalmente os industrializados, já possuem sódio na sua composição. Portanto, para prevenir o excesso de sódio no organismo é bom não ultrapassar essa barreira.

Como evitar o excesso de sódio no organismo

Se alguns alimentos industrializados já possuem sódio na composição, como fazer, então, para saber quanto, controlar o consumo e evitar o excesso de sódio no organismo?

Para controlar o nível de sódio no organismo, é preciso saber como ler os rótulos dos produtos que compramos no mercado. E nada melhor do que um exemplo: imagine que na tabela nutricional de um pacote de bolacha esteja que esse alimento possui 97mg de sódio, e 4% de VD (valor diário).

Significa que, ao consumi-lo, você estará consumindo 4% do sódio necessário em um dia. Mas atenção: essa tabela normalmente corresponde a uma determinada porção (três biscoitos, por exemplo) e não ao pacote inteiro.

Se você nunca pensou sobre a quantidade de sódio que ingere todos os dias, e você gosta de consumir muitos produtos industrializados, é possível que esteja com excesso de sódio no organismo. Isso não é motivo para desespero, já que com algumas dicas é possível reduzir o nível de sódio no organismo:

1. Aqueles temperos prontos e caldos que compramos no mercado para a preparação dos alimentos são um “veneno”. O ideal para reduzir o sódio no organismo é que utilizemos temperos naturais, como a pimenta ou talvez um suco de frutas – limão e laranja -, que combinam com diversos pratos. Maneirar no sal é importante, também.

2. Alimentos com gordura são um dos principais responsáveis pelo sódio no organismo. Evite, assim, o bacon e outros embutidos.

3. Você tem o hábito de colocar o saleiro à mesa? Você tem o hábito de abusar dos sachês em restaurante? Abandone-os. Normalmente ,os alimentos já estão temperados de forma adequada e colocando mais sal estaremos dando uma contribuição para o excesso de sódio no organismo.

Auxílio contra o excesso de sódio no organismo

Se você tiver dificuldades para adotar esses hábitos simples, talvez o ideal seja procurar um nutricionista que poderá prescrever uma dieta adequada para reduzir o sódio no organismo.

Saiba, porém, que nosso sistema gustativo leva aproximadamente 3 meses até se adaptar a uma mudança brusca em nosso regime alimentar: ou seja, a dificuldade inicial é mais do que normal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Identificar a quantidade de açúcar nos alimentos é questão de saúde. Saiba mais!

Descubra 5 benefícios do iogurte para a sua saúde

Dieta anti-inflamatória: siga o cardápio e evite alergias e inflamações

Potássio: entenda porque ele não pode faltar na sua dieta

Alimentos funcionais previnem doenças. Entenda como aproveitar seus benefícios

Na luta contra a balança, conheça 13 alimentos que ajudam a emagrecer

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia