Dica do Dermatologista

Aprenda como tirar pelos encravados e mantenha sua pele saudável

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

Os pelos encravados nada mais são do que fios que crescem, mas, ao invés de “saírem do corpo”, se encurvam e retornam “para dentro”. Assim, saber como tirar pelos encravados é importante pelo aspecto estético e de saúde da pele.

Veja como tirar pelos encravados

Há possibilidade de os pelos encravados aparecerem em quase todas as partes do corpo humano, como pernas, braços, coxas e pescoço. Nenhum local está livre desses indesejáveis para piorar, em alguns casos, eles causam dor. Você quer saber como tirar pelos encravados?

como-tirar-pelos-encravados

Aprenda como tirar pelos encravados com esfoliação, cremes, pinças e agulhas. Foto: Shutterstock

Como tirar pelos encravados e preveni-los

Antes de explicar para você como tirar pelos encravados, vale lembrar que melhor que tirá-los é preveni-los. E, para isso, algumas dicas podem ser bem valiosas. Você deve evitar o uso de roupas justas.

Além disso, quando for fazer depilação, deve dar preferência às ceras quente e fria ao invés dos cremes depilatórios – enquanto aquelas retiram totalmente o pelo, esses não possuem o mesmo efeito. Por fim, sempre passe água fria para fechar os poros após a depilação e também faça esfoliação de pele regularmente.

Mas, se você não se cuidou e os pelos encravados apareceram – ou se você se cuidou, e mesmo assim eles apareceram -, não há motivo para desespero. Confira abaixo alguns métodos que separamos para você sobre como tirar os pelos encravados.

1. Como tirar pelos encravados com esfoliação

Um ótimo método de como tirar pelos encravados é esfoliar sua pele regularmente. Para isso, você deverá esfregar suavemente os pelos, de preferência duas vezes por dia.

O segredo dessa técnica de como tirar pelos encravados é que, através da esfoliação, será possível remover células mortas e outras sujidades que, eventualmente, possam estar “prendendo” o pelo. O ideal é fazer movimentos em várias direções, já que as chances do pelo encravado sair são maiores.

2. Como tirar pelos encravados com remédios

Sim, os remédios para espinha podem ser um importante aliado de como tirar pelos encravados. Com isso, você provavelmente obterá uma redução do inchaço no local do pelo encravado que, assim, terá maiores possibilidades de sair.

3. Como tirar pelos encravados com compressas

Fazer compressas com água quente também é uma ótima dica de como tirar pelos encravados. É que a água quente irá amolecer os pelos encravados e, provavelmente, estimulá-los a saírem para fora. Assim, ficará muito mais fácil de tirá-los com uma pinça.

4. Como tirar pelos encravados com pinças

A pinça continua como uma grande aliada em termos de técnicas de como tirar pelos encravados. Antes, porém, é recomendável fazer uma compressa de água quente, conforme ensinamos acima, para amolecer e o pelo e tornar mais fácil sua retirada.

5. Como tirar pelos encravados com agulhas

As agulhas também podem ser uma boa técnica de como tirar pelos encravados. No entanto, tenha alguns cuidados: somente faça uso de materiais esterilizados e cuide para não se machucar.

Apenas insira a agulha no centro do pelo para movimentá-lo um pouco para fora e depois, é recomendável que você recorra à pinça para fazer o restante do trabalho.

O que não fazer

Por fim, vale um alerta: jamais utilize suas unhas nessa tarefa. Esse não é um método de como tirar os pelos encravados, já que as unhas são um território amplamente favorável para a proliferação de bactérias. Assim, ao invés de auxiliar na retirada do pelo encravado, podem inflamar a região e agravar ainda mais a situação.

Caso os métodos acima não tenham funcionado, talvez seja hora de você procurar um dermatologista que poderá dar maiores orientações e tratar da questão de forma mais adequada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Problemas de pele? Saiba como tratar a pele irritada e sinta-se melhor

7 Fotos impressionantes sobre os efeitos prejudiciais dos raios ultra-violeta para a pele

Descubra os benefícios da vitamina C para a pele e como utilizá-la

Depilação com mola: tudo o que você precisa saber

Depilação a laser para pele negra: conheça os mitos e verdades

Alergias de pele após a depilação podem ser evitadas

Deixa comigo! Veja os cuidados para fazer a depilação com cera sozinha

Saiba tudo sobre depilação íntima

Depilação: o que os homens acham da depilação da virilha

Fazer a barba exige produtos adequados ao seu tipo de pele

Saiba qual a barba ideal para seu tipo de rosto