Clínica Geral

Batida na cabeça pode levar à perda de consciência. Veja dicas de socorro

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

A batida na cabeça pode acontecer na limpeza da casa, ocorre durante a prática de algum esporte, como o futebol, ou em algum acidente de trânsito, por mais leve que seja. Também durante um passeio, e por motivo de distração, ou mesmo ao dormir, em uma situação em que rolamos e caímos da cama.

Ocorrências de batida na cabeça

Independentemente do ambiente, da atividade ou do nosso estado, há uma verdade que não pode ser afastada: estamos todos, sempre, sujeitos a uma batida na cabeça. Por esta razão, saber como socorrer uma vítima é fundamental.

batida-na-cabeca

Batida na cabeça exige atenção caso haja perda de consciência, mesmo que rápida. Foto: Shutterstock

Impactos da batida na cabeça

A batida na cabeça, cujo nome tecnicamente correto é trauma crânio-encefálico (TCE), pode ser banal e não ter maiores desdobramentos – e, assim, não gerar muita preocupação à vítima ou aqueles que estão com elas.

Mas a batida na cabeça pode ser um pouco mais grave e apresentar perigos. Nestes casos, é importante saber o que fazer para que a vítima não apresente maiores complicações.

Batida na cabeça sem maiores complicações

Os médicos consideram que a batida na cabeça que não merece maior atenção é aquela que causa apenas uma dor momentânea. Esse tipo de batida na cabeça não é motivo para se preocupar. Nesses casos, as dicas de socorro são simples:

1. Caso a batida na cabeça tenha sido leve, e a pessoa sinta apenas um pouco de dor, é recomendável que se coloque gelo no local para evitar o inchaço que provavelmente irá aparecer.

2. Se você conhece a vítima da batida na cabeça, poderá também ministrar-lhe alguns analgésicos para ajudar na dor, mas sempre prestando atenção a eventuais alergias que a pessoa possa ter.

Batida na cabeça com riscos

E quando a batida na cabeça merece maior atenção? Como identificar? Como socorrer? Especialistas indicam que a batida na cabeça merece uma maior atenção quando algum dos seguintes sintomas for apresentado pela vítima:

Perda de consciência, mesmo que momentânea e rápida, e a dificuldade de recuperá-la totalmente;

Dor de cabeça que aumenta, ao invés de diminuir;

– Apresentação de náuseas e vômitos;

– Aparecimento de um quadro convulsivo;

– Alguma alteração neurológica – dificuldade na fala, por exemplo.

Relembre-se: a vítima da batida na cabeça não precisa apresentar todos esses sintomas, mas apenas algum deles, para que seu caso exija maior atenção.

E como proceder nesses casos de batida na cabeça mais graves? Necessariamente a vítima deverá ser levada até um hospital para um estudo minucioso de um médico, com a realização de exames.

No entanto, alguns primeiros socorros podem ajudar na assistência inicial. Confira abaixo quais são esses procedimentos para as vítimas de batida na cabeça:

1. Em primeiro lugar, se a batida na cabeça foi muito forte, poderá haver alguma lesão na coluna cervical da vítima. Assim, é extremamente importante que essa pessoa evite se mexer até a hora de chegar o socorro médico, que poderá avaliar a situação e, se for o caso, transportar a vítima de maneira adequada.

2. Caso a batida na cabeça tenha ocasionado sangramento – ocorre quando se bate a cabeça em objetos com ponta -, o ideal é tentar evitar o sangramento. Para isso, utilize uma gaze e faça pressão na área. Evite o uso do algodão, porque ele solta muitas fibras e, na hora de fazer a higienização do local, poderá haver uma perda desnecessária de tempo nessa atividade.

3. Não é recomendável dar às vítimas de batida na cabeça líquidos ou alimentos logo após o choque. Além disso, é bastante importante mantê-la acordada por um tempo para avaliar de forma bem detalhada os sintomas que podem indicar que a batida na cabeça tenha sido grave e, assim, mereça atenção médica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Engasgamento exige socorro rápido. Veja como ajudar a vítima

Entenda como ajudar uma pessoa em crises de vertigem e tontura

Leptospirose: como socorrer uma vítima da doença do rato

Vertigem pode gerar problemas mais sérios. Entenda

O que fazer diante de um desmaio? Veja dicas de socorro

Veja dicas de primeiros socorros para casos de ataques epiléticos

Nada de pânico: saiba o que fazer em casos de sangramento nasal?

Primeiros socorros: como agir em caso de urgência. Tire suas dúvidas sobre o pode ou não ser feito

Perda de consciência: quais as causas e quais os melhores procedimentos para um procedimento de emergência

Saiba o que fazer: aprenda como agir diante de uma fratura exposta antes do socorro chegar