Receitas

Curau de milho é receita deliciosa e fácil de fazer. Veja como

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

Quando chega a época das festas juninas, já sabemos que é hora de ganhar algumas calorias extras. As delícias desta festa tipicamente brasileira são irresistíveis. O curau de milho é uma delas, que no nordeste é conhecido como canjica nordestina e é originado do mingau europeu e de uma bebida muito usada em rituais pelos Tupis, chamada “mingau”.

Curau de milho é famoso no Brasil

Com isso, o curau de milho se tornou um dos pratos mais conhecidos no Brasil. Além do sabor, o milho verde, ingrediente principal da receita de curau de milho, faz muito bem para a saúde. O alimento é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, cobre, enxofre, magnésio, manganês e zinco.

curau-de-milho

Estrela de festas juninas, curau de milho se tornou um prato muito conhecido. Foto: Shutterstock

Receitas de curau de milho

Se você nunca experimentou ou está de dieta, selecionamos algumas receitas de curau de milho muito fáceis de fazer. Veja como fazer um curau de milho delicioso em diversas versões, até mesmo no micro-ondas.

Curau de milho tradicional

– 4 espigas de milho verde;

– 2 xícaras de chá de leite;

– 1 lata de leite condensado;

– 1/2 colher de sopa de manteiga;

Canela em pó a gosto.

Como fazer: para preparar um curau de milho delicioso, você precisa primeiramente ralar o milho. Depois, coloque o milho com uma xícara de chá de água. Em seguida, pegue a mistura do liquidificador e passe pela peneira.

Em uma panela, coloque o milho batido e peneirado e junte o leite condensado, mexendo sempre até que fique com consistência de creme. Para finalizar, coloque em um refratário e use a canela conforme o gosto. Leve à geladeira e sirva.

Curau de milho light

– 3 espigas de milho verde;

– 4 xícaras de chá de leite desnatado;

– 6 colheres de sopa de adoçante (para forno e fogão);

– 1 colher de sopa de margarina light;

– 1 colher de sopa de amido de milho;

– 1 colher de chá de essência de baunilha;

Canela em pó a gosto.

Como fazer: assim como o curau de milho tradicional, rale o milho verde e depois bata no liquidificador com um pouco de água, passe pela peneira e coloque novamente no liquidificador. Depois, adicione o leite, o adoçante, a margarina e o amido de milho. Bata bem até misturar todos os ingredientes.

Em uma panela, coloque a mistura e mexa em fogo médio até virar um creme. Acrescente a baunilha e coloque em um refratário. Coloque canela em pós a gosto e sirva gelado.

Curau de milho de micro-ondas

– 3 espigas de milho verde;

– 300 ml de leite;

– 1 xícara de chá de açúcar;

– 1/2 colher de sopa de margarina;

Canela em pó a gosto.

Como fazer: a primeira parte da receita de curau de milho de micro-ondas é igual às demais receitas. Rale o milho verde e depois bata no liquidificador com um pouco de água e passe pela peneira. Agora, em um refratário fundo, coloque o caldo do milho, o leite e a manteiga.

Se quiser fazer uma versão com menos calorias da receita, é só substituir o açúcar por adoçante e optar por leite desnatado e margarina light. Agora, leve ao micro-ondas por 12 minutos, na potência alta, mexendo a cada 3 minutos, até virar um creme. Depois é só deixar esfriar e servir.

Conheça algumas curiosidades sobre a origem da festa junina no Brasil:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Incremente o São João: veja como fazer um bolo de fubá cremoso

Aprenda a fazer o bolo de alfarroba, uma receita saudável

Para aquecer seu inverno: veja três de receita de quentão

É São João! Confira 4 receitas de festa junina para animar o arraial

Vontade de comer doce, mas nenhuma vontade de engordar? Utilize essas 12 receitas de sobremesas sem açúcar para comer sem culpa

Conheça a receita super simples de Tomate Seco no Microondas! Você nunca mais vai comprar tomate seco!

Receita de pastel de forno recheado de ricota light para um jantar leve

Receitinha fitness: Bolo de Batata Doce