Dica do Nutricionista

Nutricionista responde: “Preciso usar suplementos de vitaminas e minerais?”

Por Renata Rodrigues de Oliveira 15/07/2014

Em meados da década de 90, a ingestão de suplementos de vitaminas e minerais tornou-se popular para auxiliar a diminuição do risco de doenças cardíacas e câncer. No início, vieram os complementos de vitamina E, em seguida, os de vitamina C e, por fim, a suplementação com vitaminas do complexo B.

A venda dessas substâncias disparou e as pessoas começaram a acreditar que, para garantir uma boa saúde, bastaria ingerir pílulas de vitaminas. Mas será que isso é suficiente?

suplementos de vitaminas e minerais

Suplementos de vitaminas e minerais em casos específicos

A partir do século XXI, começaram a surgir evidências de que a diminuição no risco de desenvolver doenças não era simplesmente uma questão de ingerir pílulas. Sabemos hoje que de nada adianta você ter uma alimentação inadequada e tomar suplementos de vitaminas e minerais, porque a absorção de nutrientes pelo consumo de alimentos é absurdamente melhor aproveitada pelo organismo.

Onde estamos agora? Atualmente, a maior parte dos especialistas não mais recomenda o uso de suplementos de vitaminas e minerais como forma de prevenir doenças. Com exceção de alguns casos (cirurgia bariátrica, por exemplo), o uso dessas substâncias em pessoas saudáveis não é necessário.

O mais adequado é retornar aos conhecidos conselhos: alimente-se corretamente e pratique atividade física. A mudança de hábitos ainda é a forma mais eficaz de prevenção e manutenção da saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Vitaminas e suplementos: 10 perigos que podem surpreendê-lo

Você precisa tomar suplementos?

15 vitaminas e minerais vitais para sua saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Fontes naturais de vitaminas A, C e D!

5 vitaminas para uma pele mais bonita

Vitaminas: afinal, para quê elas servem?