Clínica Geral

Vacina contra a Dengue pode ser anunciada até 2015

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

Estudos do laboratório Sanofi Pasteur mostram resultados positivos e pode indicar que a vacina contra a Dengue pode estar próxima de ser apresentada. 

 

vacina contra a dengue

Foto: Shutterstock

 

Vacina contra a Dengue

 

A cada ano o Brasil passa por sérios problemas com a Dengue, o que acaba elevando os gastos tanto com a prevenção da doença quanto no atendimento às pessoas que adoecem. Acontece que há alguns anos a o vírus vem sofrendo mutações, se tornando resistente aos tratamentos existentes, como é o caso da Dengue Hemorrágica.

O laboratório Sanofi-Pasteur publicou recentemente alguns resultados animadores de testes de uma vacina que pode contribuir de forma significativa para a solução do problema. Os estudos com a vacina contra a dengue, que apresentaram uma taxa de cobertura de 56,5% e uma redução de 88,5% dos casos de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, foram publicados na prestigiosa revista médica The Lancet.

 

Entenda melhor o que é a Dengue

 

A Dengue é uma viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes causa febre alta e dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, erupção cutânea no tronco e membros. Atualmente, a única possibilidade de tratamento da doença é com o uso do paracetamol, apesar de que já houve casos em que o vírus apresentou resistência ao medicamento.

Os números da Dengue impressionam: a doença ameaça mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo, principalmente em países com clima tropical, que possuem temperaturas mais quentes e úmidas. A cada ano, há entre 50 e 100 milhões de pessoas infectadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Destes, aproximadamente 500 mil desenvolvem a febre hemorrágica da dengue, resultando na morte em 2,5% dos casos.

O principal obstáculo para o desenvolvimento da vacina é a própria natureza do vírus, que existe em quatro formas distintas (variantes ou sorotipos conhecidos). Os testes da Sanofi Pasteur foram feitos em 10.275 crianças com idade entre 2 e 14 anos que vivem na Indonésia, Malásia , Filipinas, Tailândia e Vietnã, entre 2011 e 2013. A escolha dos países se deu pelo fato de que nestes locais existem mais casos da doença.

Os especialistas aguardam agora os resultados dos testes que foram realizados em países da América Latina, com diferentes prevalências dos quatro sorotipos que deve sair até o final deste ano. Eles serão incluídos no projeto que vem demonstrando ser cada vez mais possível desenvolver uma vacina que possa evitar a contaminação pelo vírus da Dengue. Acredita-se que até a metade do próximo ano (2015) a vacina já possa ser registrada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dengue

Dengue: veja dicas de como proteger sua família

Teste com vacina contra dengue da Sanofi tem resultados promissores

Vacina contra a dengue consegue 56% de proteção

A dor de quem perdeu o filho para a dengue

Pela 1ª vez em dez anos, incidência de dengue deixa de ser baixa na capital paulista

Ministério da Saúde garante que dengue não será um problema na Copa