Sem categoria

Alcançar a boa forma depende de uma série de fatores. Descubra!

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

Depois de muita malhação e dieta rigorosa, mesmo assim, muitas mulheres e homens não conseguem emagrecer. Isso acontece porque, muitas vezes, a boa forma não depende somente de consumir menos calorias do que você gasta.

Entenda o que leva à boa forma

Existem outros fatores que contribuem para a boa forma, por isso, é preciso conhecê-los para buscar uma solução. Seja qual for o motivo que está impedindo seu corpo de emagrecer, o melhor é buscar ajuda especializada para encontrar um tratamento adequado e, assim, estimular a perda de peso.

boa-forma

Certos hábitos impactam no metabolismo e podem auxiliar busca pela boa forma. Foto: Shutterstock

Problemas na tireoide atrapalham boa forma

Uma doença que pode ser a dificuldade de alcançar a boa forma é o hipotireoidismo, uma disfunção da glândula da tireoide. Esta glândula, encontrada na garganta, age como um local de síntese de hormônios. Esses hormônios desempenham um papel fundamental no seu metabolismo, aumentando o número de calorias que você queima a cada dia.

O hipotireoidismo geralmente aparece quando ocorre uma inflamação na tireoide e seu sistema imunológico começa a danificar a glândula, levando a uma diminuição na produção de hormônios. Como resultado, seu metabolismo desacelera, o que, muitas vezes, leva ao ganho de peso ou dificuldade para emagrecer.

Sono de má qualidade prejudica boa forma

Estudos têm demonstrado que a falta de sono adequado pode atrapalhar nossos hormônios reguladores do apetite e diminuir o nosso metabolismo. Por isso, se você não tem uma noite de sono adequada, pode ser um dos grandes fatores que impedem a sua boa forma.

Se você tem dificuldades para dormir, procure fazer alguma atividade física e evitar alimentos e bebidas estimulantes, como o café. Procure encontrar uma maneira de melhorar a sua qualidade do sono, isso não quer dizer que você precisa dormir várias horas por dia.

Boa forma depende de certos nutrientes

Uma dieta pobre em vitamina D, magnésio ou ferro pode comprometer o sistema imunológico e os seus níveis de energia, ou até mesmo deixar o seu metabolismo mais lento.

Por isso, quem busca uma boa forma deve buscar conhecer todos os nutrientes de que seu corpo precisa. O corpo precisa até mesmo de gorduras e muito mais de carboidratos, por isso, restringir muito o cardápio pode ser um tiro no pé e impedi-la de chegar a sua boa forma.

Idade é fator importante para boa forma

A idade é um fator inevitável para alcançar a boa forma. Com o avançar da idade, não conseguimos queimar as calorias aos 40 ou 50 anos com tanta facilidade quanto aos 20 anos.

Então, é preciso mais exercícios e menos alimentos para manter o metabolismo. Alguns estudos mostram que o exercício pode ser ainda mais importante do que a dieta de manutenção de peso a longo prazo.

Síndrome do ovário policístico

Outra doença que impede a boa forma é a síndrome do ovário policístico, que ocorre devido a uma disfunção dos ovários da mulher, levando a um desequilíbrio hormonal.

Os ovários estão ligados a produção de hormônios sexuais, incluindo estrogênios e, em menor extensão, a testosterona. As mulheres com SOP desenvolver um desequilíbrio hormonal, levando ao ganho de peso ou dificuldade em perder peso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Você sabia que dormir bem pode controlar o gene da obesidade?

Obesidade e problemas gastrointestinais: saiba qual é a relação entre eles e veja como evitar

Descoberta da Irisina: luz sobre a obesidade, o diabetes e outras doenças. Exercício em cápsulas?

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos para combater o excesso de peso

Contra a obesidade: conheça os benefícios do exercício físico na perda de peso

Acabe com a obesidade! Dicas para mudar a alimentação e rotina

Dúvida do leitor: somente exercícios podem resolver o problema de obesidade?

Obesidade na mulher causa problemas na bexiga e leva à incontinência urinária

“Obesidade Saudável” é um mito, afirma relatório