Primeiros Socorros

Convulsão requer atendimento rápido. Saiba mais.

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

A convulsão ocorre quando os músculos se contraem de forma involuntária, atingindo parte ou todo o corpo humano. Elas ocorrem em razão de um mau funcionamento do nosso cérebro, que envia estímulos “errados” que ocasionam a contração muscular involuntária, e normalmente duram de 3 a 5 minutos.

Sintomas da convulsão

Especialistas indicam que existem três fases: a fase tônica (verificada quando o corpo encontra-se rígido e os dentes cerrados), a fase crônica (que é quando há contrações involuntárias com bastante saliva) e a fase pós-convulsiva (que é notada quando há bastante sonolência por parte da vítima e alguma confusão mental).

convulsao

Convulsão pode ocasionar bastante saliva e há risco de a pessoa se engasgar. Foto: Shutterstock

Os sintomas são os seguintes:

Perda de consciência;

– Queda;

– Contração muscular bruta;

– Palidez e lábios com tonalidade azul;

Incontinência urinária ou de fezes;

– Dentes cerrados e bastante saliva.

Primeiros socorros em caso de convulsão

Os primeiros socorros em uma crise de convulsão são importantes. Confira abaixo quais são eles:

– Em primeiro lugar, numa crise, é fundamental evitar que a pessoa caia no chão, já que ela poderá se machucar.

– Caso tenha controle sobre a vítima, procure deitá-la no chão. Aqui, é importante deitá-la de lado, já que, bastante saliva sai, há risco de a pessoa se engasgar;

– Como a convulsão gera contrações musculares involuntárias, é recomendável colocar um travesseiro próximo à cabeça da vítima para evitar que ela machuque essa região;

– É importante afrouxar um pouco as roupas da pessoa que está sofrendo, já que assim ela poderá respirar melhor. Além disso, erga o queixo da vítima, o que também ajuda na respiração;

– No caso de a vítima ter episódios recorrentes, chame socorro médico.

O que não fazer em casos de convulsão

Além dos primeiros socorros indicados acima, é importante você ter em mente o que você não deve fazer. E, aqui, a dica mais importante é evitar aquilo que talvez você, instintivamente, irá fazer: jamais tente puxar a língua da vítima, pois como seus movimentos são involuntários, são grandes as chances de ela te morder.

Além disso, não é recomendável jogar água fria na pessoa que sofreu uma convulsão para ela acordar. Sentir sono e dormir após um episódio de convulsão é comum, então, não se desespere.

Procure um médico após convulsão

A convulsão acontece em razão de um funcionamento anormal do cérebro. Por isso, é importante que, após a crise, a pessoa agende uma hora com um especialista para investigar.

Para ajudar o profissional a chegar à causa do problema, quem presencia uma pessoa tendo um episódio deve observar os seguintes aspectos:

– Tempo de duração;

– Se as contrações involuntárias estão acontecendo apenas em um dos lados do corpo, ou em ambos os lados e se, após a crise, os movimentos retornam ao normal ou há alguma dificuldade;

– Se, durante a crise de , a vítima mantém os olhos e a boca abertos ou fechados;

– Se há alteração na cor da pessoa;

– Se a vítima fica inconsciente, ou não e, nesse último caso, se a consciência é recuperada ou há sonolência. Além disso, é preciso verificar a lucidez logo após o episódio e questionar se a vítima recorda o que acabou de acontecer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!