Clínica Geral

Tudo sobre hemorroida: o que causa, como prevenir e tratar o problema

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

Muito comum, a hemorroida é uma doença que ocorre quando há inflamação das veias que temos ao redor do ânus, as quais, pressionadas, acabam inchando e causando dores.

Hemorroida pode ser interna ou externa

A hemorroida pode, também, ser de dois tipos: as externas são muito parecidas com varizes ou bolas de sangue, e é possível visualizá-las nas extremidades do reto; as internas ficam próximas ao esfíncter anal.

hemorroida

Pessoas com hemorroida devem cogitar trocar papel higiênico por uma miniducha. Foto: Shutterstock

Geralmente a hemorroida não é uma condição muito séria, mas que pode ser facilmente tratada. Você quer saber um pouco mais sobre essa doença?

O que causa a hemorroida?

Especialistas indicam que uma alimentação carente de fibras está entre as principais causas da hemorroida, já que provoca um funcionamento deficiente do sistema intestinal. Mas, na verdade, todas as condições que interfiram nas veias que temos ao redor do ânus podem causar hemorroida – até mesmo o uso incorreto do papel higiênico e a prática de sexo anal, acredite!

Quais os sintomas da hemorroida?

Os sintomas da hemorroida dependem do nível de inflamação das veias e vão desde os mais brandos até os mais severos. Os médicos dizem que o mais comum deles é o sangramento – o sangue pode estar no papel higiênico ou gotejar após a evacuação. Mas há outros sintomas:

Coceira;

Ardência ou dor, ao longo ou depois da evacuação;

– Presença de uma saliência que pode ser tocada, no ânus.

Existe como prevenir a hemorroida?

Sim. A prevenção da hemorroida está relacionada principalmente com um bom regime alimentar. Especialistas dão as seguintes dicas:

– Tenha bons hábitos alimentares: é indicada a ingestão de muito líquido (para evitar a hemorroida, é tomar no mínimo oito copos de água por dia) e de muitos alimentos ricos em fibras (é possível encontrá-las principalmente em alguns cereais, algumas verduras e algumas frutas) – caso isso não seja possível, pense em um suplemento específico. Além disso, se você já foi diagnosticado com hemorroida, então, é recomendável que evite temperos e condimentos fortes, como a pimenta.

– Tenha hábitos adequados no banheiro: cogite trocar o papel higiênico por uma miniducha, por mais estranho que isso possa parecer. Além disso, discipline-se para frequentar o banheiro duas vezes por dia, no mínimo – e se tiver dificuldades para evacuar, talvez seja hora de aderir a algum estimulante para evitar um grande esforço. Por fim, evite ficar muito tempo no banheiro e fazer muito esforço para evacuar.

Tenho hemorroida: quais os tratamentos disponíveis?

O tratamento da hemorroida varia conforme a gravidade do problema. É possível atacar o problema com o simples uso de pomadas e com a adoção de procedimentos laboratoriais (fotocoagulação, por exemplo), mas os casos mais severos devem ser tratados por meio de cirurgia, quando a hemorroida é eliminada.

Após esse tratamento, porém, novos problemas podem surgir. Por isso que é importante que, uma vez que a pessoa seja diagnosticada com hemorroida, busque saber a causa: aí, depois de tratá-la, poderá adotar novos hábitos que impeçam o seu reaparecimento.

Cuidados importantes com a hemorroida

Quando a pessoa acha que está com hemorroida, é importante procurar um especialista. E isso porque o sangramento, que é o sintoma mais comum dessa doença, também pode ser uma manifestação do câncer colorretal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dor na hora da relação indica problema. Descubra o que causa este incômodo

Exercitar os músculos genitais traz impactos positivos na relação. Veja dicas

Hemorragia digestiva: identifique os sintomas e evite possíveis complicações

Sintomas de câncer de próstata são de difícil percepção. Confira dicas

Saiba reconhecer os sintomas das dsts e como evitar a contaminação

Hemorragia: sintomas, causas e tratamento

Como lidar com hemorragias

Sangue na urina? Conheça causas e tratamentos da hematúria

Úlceras no estômago e duodeno podem levar à morte! Saiba o que fazer para evitar complicações para a sua saúde