Clínica Geral

Vacina contra catapora é oferecida pelo SUS e protege contra outras doenças. Conheça

Por Redação Doutíssima 19/07/2014

Com certeza você já deve ter tido algum tipo de contato com alguma pessoa que estava com varicela. Mais conhecida como catapora, a doença ocorre de maneira mais frequente em crianças de até dez anos, mas também pode atingir jovens, adultos e até mesmo idosos. A vacina contra catapora é uma forma de prevenção do quadro.

Vacina contra catapora protege da doença

Bolinhas vermelhas na pele e coceira sobre elas são o principal sintoma da varicela. Normalmente, a doença se manifesta de forma moderada, mas em casos graves podem levar o paciente a óbito. Por tudo isso, é importante que seu filho tome a vacina contra catapora.

vacina-contra-catapora

Vacina contra catapora foi incorporada à chamada vacina tríplice viral em 2013. Foto: Shutterstock

Composição da vacina contra catapora

A vacina contra catapora é constituída pela inserção de uma pequena dose do vírus varicela-zoster, causador da doença. O Ministério da Saúde decidiu incluir a vacina em seu Programa Nacional de Imunização. A partir do ano de 2013, ela foi incorporada à vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba e é oferecida pelos SUS, formando a vacina tetra viral.

Além disso, a vacina contra catapora protege contra a herpes-zoster, que é uma variação da doença que ocorre, na maioria das vezes, em pacientes que já manifestaram o vírus em outra oportunidade. A herpes-zoster aparece, principalmente, em pessoas que possuem doenças crônicas, neoplastias e AIDS.

Quem deve tomar a vacina contra catapora

A vacina contra catapora é indicada principalmente para crianças que tenham a partir de doze meses de idade. No entanto, não existe um limite de idade, principalmente para aquelas pessoas que, por algum motivo, estejam mais expostas ao convívio em ambientes hospitalares. Se você é profissional da saúde ou convive com uma pessoa com baixa imunidade, é importante tomar a vacina.

A imunização é feita de forma subcutânea, ou seja, você ou seu filho podem sofrer um pouco com a picada da agulha, mas isso não deve ser uma barreira para deixar de realiza-la.

É comum em pessoas com o sistema imunológico em bom funcionamento uma pequena dor e endurecimento no local da vacina e vermelhidão na pele. Já em pacientes com uma pequena disfunção neste sistema, pode ser notado de forma contida o surgimento de alguns sintomas da doença.

A primeira dose é dada quando a criança completa o primeiro ano de vida. Apesar de não ser obrigatório, o reforço é feito entre os dois e os quatro anos de idade. Para os adultos o intervalo indicado entre a primeira e a segunda dose é de três meses.

Contraindicações da vacina

Como ocorre em qualquer tipo de vacina que utiliza vírus vivos, a vacina contra catapora é contraindicada para pacientes com deficiência de imunidade, seja ela adquirida ou congênita.

A vacina contra catapora também não é indicada para pessoas que tenham tido em doses anteriores algum tipo de reação anafilática a um dos componentes dela. Se você é mulher e está em idade fértil, deve evitar a gravidez por pelo menos 30 dias após a imunização. Fetos são extremamente sensíveis a este tipo de vacina e podem ter sua saúde prejudicada nestas condições.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!