Dança

Belly Dance: conheça os benefícios físicos e psicológicos da dança do ventre

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

A belly dance, também conhecida como dança do ventre, é uma das formas mais antigas de exercícios. Você provavelmente sabe que a dança, como outras atividades aeróbicas, é ótima para queimar algumas calorias e tonificar os músculos. Mas, ao contrário da musculação e outros exercícios que encontramos na academia, a dança trabalha com o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade.

Belly dance para todos

Alguns benefícios, porém, são exclusivos da belly dance e, além disso este tipo de dança pode ser apreciada por qualquer pessoa, independentemente da idade, forma, peso e tipo de corpo. Conheça neste artigo todas as vantagens dessa dança.

belly-dance

Belly dance é ótima opção para queimar muitas calorias e tonificar os músculos. Foto: Shutterstock

7 benefícios da belly dance

1. Pode reduzir as cólicas menstruais: com o fortalecimento dos grupos musculares pélvicos e com a melhoria na circulação do sangue, a belly dance ajuda evitar as cãibras ao longo do tempo. A prática pode aliviar as cólicas menstruais.

2. Pode ajudar na hora do parto: a belly dance é muito utilizada em culturas árabes para condicionar as mulheres para a hora do parto. Estudos confirmam que ela,através de seu fortalecimento e alongamento dos músculos do assoalho pélvico, é um ótimo exercício pré-natal. Além disso, o aumento da circulação do sangue para essas regiões fornece mais oxigênio para o feto em desenvolvimento.

3. Ajuda a aumentar a autoestima: os movimentos da dança do ventre são sexys e femininos, o que cria um sentimento positivo de confiança e liberdade. Dançando com sensualidade, a dançarina se liberta, tanto física quanto na parte emocional. Esta confiança permanece e torna-se parte da vida de quem a pratica.

4. Ótima maneira de reduzir o estresse: com os seus movimentos suaves, a dança é considerada quase como uma meditação. Através dela, é possível limpar mente e entrar em um estado de relaxamento mental. Já os movimentos mais rápidos são estimulantes e divertidos e, com isso, se transformam em uma maneira positiva de expressar frustrações.

5. Fortalece os músculos: a modalidade pode ajudar na prevenção da osteoporose e também a fortalecer os ossos, aumentando a densidade óssea. Também ajuda a tonificar todos os principais grupos musculares: pescoço, costas, braços, mãos, abdômen, coxas, pernas, glúteos e panturrilhas.

Com a postura adequada e movimentos corretos, é possível obter o fortalecimento da lombar, aliviando ou prevenindo dores nas costas, além de ser um ótimo exercício aeróbico, que faz bem para o coração.

6. É exercício de baixo impacto: a belly dance não possui saltos ou outros movimentos que possam prejudicar as articulações e, por isso, é seguro e não causa lesões. Ela trabalha em harmonia com o corpo, e não contra ele, porque se baseia em movimentos que são naturais à forma humana.

7. Ajuda a emagrecer: dependendo do nível de intensidade, a dança pode queimar até 300 calorias por hora. Combinado com uma dieta saudável, que envolve uma alimentação bem equilibrada, ela pode, sem dúvida, fazer parte de um programa de perda de peso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!