Dieta

Dieta do pH promete aliar equilíbrio corporal à perda de peso. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

A dieta do pH, também conhecida como dieta alcalina, ficou famosa quando Victoria Beckham publicou mensagem no Twitter a respeito de um livro de receitas baseado nesse método em janeiro de 2013. Essa disciplina alimentar não visa apenas à perda de peso, mas à restauração da saúde e do equilíbrio do organismo.

Conheça a dieta do pH

Depois da publicação de Victoria Beckham, várias celebridades atribuíram a sua boa forma à dieta do pH. O segredo desta dieta é que ela não é baseada nas calorias ingeridas durante o dia, e sim em uma alimentação mais rica em alimentos alcalinos do que em alimentos ácidos. O grande objetivo é semelhante ao da dieta detox: eliminação de toxinas expulsas pelo pH alcalino e com isso, o emagrecimento.

dieta-do-ph

Dieta do pH, ou alcalina, busca promover o equilíbrio do pH do nosso organismo. Foto: Shutterstock

Como funciona a dieta do pH

A dieta do pH ou dieta alcalina, busca promover o equilíbrio do pH do nosso organismo através dos alimentos que consumimos diariamente. Para isso, ela busca alimentos sem potencial ácido, ou seja, através do balanço entre a sua composição em cloro, fosfatos e sulfatos por oposição ao sódio, potássio, cálcio e magnésio.

Por exemplo, o abacaxi é um alimento ácido, mas possui um potencial ácido baixo. Já alimentos como o leite e os ovos são mais alcalinos, mas reagem no organismo de forma mais ácida. Por isso, o cardápio da dieta do pH é rico em frutas e legumes, e limita o uso de “falsos alcalinos”, como leite e alimentos processados. Como regra geral, a orientação é consumir cerca de 80% de alimentos alcalinizantes e apenas 20% de alimentos ácidos. Esta regra vale para todas as refeições.

Benefícios da dieta vão além do emagrecimento

A dieta do pH pode restaurar a saúde do corpo. Alguns estudos demonstram que mudar a sua alimentação, priorizando alimentos alcalinizantes, vai gradualmente equilibrando o nível de pH do corpo. Quando os nutrientes dos alimentos alcalinos entram em sua corrente sanguínea, cada célula do seu corpo será recriada e regenerada.

Com isso, esse método ajuda a aumentar seus níveis de energia, a melhorar a pele, a reduzir as alergias e a aumentar a clareza mental. Assim, quando equilibramos nosso nível de pH, o corpo instintivamente perde peso, já que o meio ácido é eliminado, e não haverá necessidade de novas células de gordura se formarem.

Melhores e piores alimentos

Quando se trata de restaurar o equilíbrio do pH do seu corpo para um estado mais alcalino existem alguns alimentos que, apesar de naturais e saudáveis, podem trabalhar contra isso. Conheça os maiores super alimentos que podem ajudar a combater a acidez e restaurar o equilíbrio do pH:

Limão

– Abacate

– Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor)

– Sementes de abóbora

– Sal marinho

– Soja

– Couve

– Alho

– Água mineral.

E agora os cinco piores alimentos para o seu equilíbrio do pH. Por isso, você deve evitá-los ao máximo, mesmo em quantidade permitida pela dieta do ph. São eles:

– Carne vermelha com gordura

Alimentos processados ​​ou pré-embalados

– Frituras

– Refrigerante

– Cerveja.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!