Sem categoria

Exercícios aeróbicos fazem bem ao coração e combatem o estresse. Veja como praticar

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

Quer saber como os exercícios aeróbicos atuam no organismo e quais os benefícios que eles podem trazer para a sua saúde? Confira abaixo tudo sobre o assunto e veja como você pode praticar.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Imagine que você está se exercitando. Com o tempo, você começa a suar e a respirar com dificuldade. Seu coração está batendo, o sangue vai correndo pelas suas veias para fornecer oxigênio para os músculos, mantendo-os em movimento. Este processo é a descrição dos exercícios aeróbicos, também conhecidos no mundo fitness como “cardio“.

exercicios-aeróbicos

Exercícios aeróbicos fazem coração e pulmões trabalharem de forma eficiente. Foto: Shutterstock

Conheça 9 efeitos positivos que os exercícios físicos geram no organismo:

1 – Ajudam a emagrecer

Combinada com uma dieta saudável, a prática ajuda a perder peso, já que queima muitas calorias.

2 – Aumentam a sua resistência física

No início, exercícios aeróbicos podem te deixar cansado em pouco tempo. Mas a longo prazo, você vai desfrutar de uma maior resistência e redução da fadiga.

3 – Afastam doenças virais

Esse tipo de atividade pode reforçar o sistema imunológico. Isso deixa o indivíduo menos suscetível a doenças virais menores, como gripes e resfriados.

4 – Gerenciam condições crônicas

Reduz a pressão arterial e controla o açúcar na circulação sanguínea. Se você tiver a doença arterial coronariana, podem ajudar você a gerenciar sua condição.

5 – Fortalecem os ossos e articulações

Este é um benefício muito importante para as mulheres, porque os ossos e articulações fortes diminuem as chances de osteoporose, tão comum na menopausa.

6 – Fortalecem o coração

Esse tipo de atividade faz o coração e os pulmões trabalharem de forma mais eficiente. Se o seu coração é saudável, você vai ter um risco reduzido de ataques cardíacos e derrames, além de promover uma melhor circulação e uma pressão arterial mais baixa.

7 – Reduzem o colesterol

Aumentam sua lipoproteína de alta densidade (HDL), o “bom” colesterol, e reduzem a sua lipoproteína de baixa densidade (LDL), o “mau” colesterol. Isto pode resultar em menor acúmulo de placas nas artérias.

8 – Melhoram o humor

Quer fica longe do estresse e da depressão? Os exercícios aeróbicos podem ajudar, já que reduzem a tensão associada com a ansiedade e promovem o relaxamento.

9 – Prolongam a expectativa de vida

Estudos mostram que pessoas que praticam atividade aeróbica regular vivem mais do que aqueles que não se exercitam.

Sugestões de exercícios aeróbicos

Caminhada

Um dos exercícios mais acessíveis a qualquer pessoa é a caminhada. O simples fato de caminhar durante 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, em um ritmo acelerado, pode trazer todos os benefícios da atividade aeróbica.

Hidroginástica

Ideal para quem não pode praticar atividades de alto impacto. Pessoas acima do peso consegue ter mais liberdade durante a atividade, já que a água traz a sensação de leveza. Além de queimar inúmeras calorias, a hidroginástica é ótima para o fortalecimento dos músculos.

Pular corda

Praticamos exercícios aeróbicos desde criança, e pular corda é um deles. Mas esta atividade não tem grandes contraindicações. Por isso, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Apenas com uma corda é possível queimar calorias em pouquíssimo tempo, e sem sair de casa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!