Estética

Tire suas dúvidas sobre a prótese de silicone, das indicações aos riscos

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que implantes de prótese de silicone nas mamas são as cirurgias mais procuradas pelas brasileiras. Veja como este procedimento funciona e em que casos eles é indicado.

Prótese de silicone: o que você precisa saber

Os seios não são os únicos alvos da prótese de silicone. Muitas pessoas também buscam a operação para o aumento dos glúteos, tórax e panturrilhas. Além disso, seu uso não é apenas estético. Também se destina a cirurgias reparadoras, como a de reconstrução mamária.

prótese-de-silicone

Implantes de prótese de silicone nas mamas são as cirurgias mais procuradas. Foto: Shutterstock

Está pensando em realizar esse procedimento? Então tire suas dúvidas sobre o assunto para tomar uma decisão mais embasada:

A prótese de silicone é segura?

Muitas alterações foram feitas ao longo do tempo para atender às expectativas dos consumidores. A primeira geração de prótese de silicone era mais grossa e o gel mais firme. Já a segunda geração ficou com a camada de proteção mais fina e menos gel, para dar um resultado mais natural. Porém, em meados de 1980, existiram muitos casos de ruptura da prótese. Por isso, um novo modelo foi criado, usando gel coesivo. Assim, se o material é de alguma forma cortado ou rompido, o conteúdo não escorre.

Quando é indicado o implante?

A prótese de silicone mamária é indicada para mulheres que desejam aumentar o volume das mamas. Mulheres que após a amamentação tiveram uma perda de volume nos seios podem se beneficiar da cirurgia. Além disso, quem tem a chamada Síndrome de Poland, onde há a ausência congênita das mamas, ou em casos de mastectomia, nos quais a operação pode reconstruir as mamas. O ideal é que o procedimento de colocação seja feito em mulheres apenas a partir dos 18 anos, pois, nessa idade, a mama já está completamente formada.

Como é a cirurgia?

A cirurgia de colocação da prótese de silicone é um procedimento de rápida recuperação, com resultado imediato. A internação dura, em média, seis horas ao total. Para a cirurgia, a anestesia costuma ser local com sedação ou geral. Existes várias formas de implante no tecido mamário, esta opção é feita pelo paciente junto ao seu cirurgião. Os locais de incisão variam: podem ser no sulco embaixo das mamas, na margem inferior da auréola e pela axila.

Qual é o tamanho ideal da prótese de silicone?

O tamanho do implante vai depender do gosto de cada mulher e de uma avaliação feita pelo cirurgião plástico, que deve ser respeitada. Para saber como escolher a prótese de silicone, deve-se levar em conta o tamanho do tórax da paciente, o formato e o tamanho da mama, além da espessura da pele da mama. Atualmente já existem moldes de plástico para que a mulher possa testar o volume ideal, para não haver nenhum erro na escolha.

Devo substituir a prótese depois de um tempo?

Próteses antigas, dos anos 1980 e 1990, tinham duração reduzida, de aproximadamente 10 anos. Atualmente o material dura mais, até 20 anos. Por isso, recomenda-se que sejam feitas consultas semestrais ou anuais com o médico, que vai avaliar a necessidade de qualquer tipo de intervenção. A substituição também pode ser necessária quando há alguma complicação como a contratura capsular, o que pode causar sintomas, como dor crônica. Outras razões são distorções de forma, assimetrias ou ruptura dos implantes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!