Clínica Geral

Cortes profundos provocam sangramentos e assustam. Veja como socorrer

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

Todos estamos sujeitos a sofrer pequenos acidentes. O problema é que, de pequenos acidentes, podem resultar grandes ferimentos, com cortes profundos, que assustam devido à quantidade de sangue. Por isso, é importante saber como lidar nessas situações, que podem ser bastante graves.

cortes-profundos

Primeira ação de socorro a pessoas com cortes profundos é estancar hemorragia. Foto: Shutterstock

Primeiros socorros para cortes profundos

Confira abaixo como socorrer uma pessoa que sofreu cortes profundos:

1. Estanque o sangramento

A primeira medida para socorrer pessoas com cortes profundos é estancar a hemorragia – perda de sangue. Para isso, o ideal é fazer pressão sobre elas, usando um pano limpo.

Uma boa dica aqui é elevar o local da ferida: por exemplo, se os cortes profundos ocorreram na mão da pessoa, você irá levantá-la, e isso ajudará a estancar a hemorragia. Não aja por impulso: nada de assoprar o ferimento, já que isso poderá ocasionar a contaminação do local da ferida.

Deter a saída de sangue é fundamental, já que, do contrário, a pessoa poderá ficar muito fraca e ter complicações antes de conseguir chegar a um pronto-socorro.

2. Limpe a ferida e a zona no entorno

O ideal é limpar cortes profundos, depois de estancar o sangramento, com água limpa. Não use sabão, porque isso poderá causar irritação. Caso as sujeiras ou os detritos não tenham saído com o simples passar de água, você pode pegar uma pinça, limpá-la com álcool e, então, usá-la para o processo. Se, com esses procedimentos, você não conseguir higienizar o local, o médico o fará quando você levar a vítima ao hospital.

Evite tentar tirar, por si próprio, eventuais pedaços de vidro que possam ter ficado e até ocasionado os cortes profundos. É que, se você não tem a experiência necessária, poderá acabar causando uma nova hemorragia no local.

Além disso, não coloque por conta própria nos cortes pomadas e álcool, algo que sempre estamos tentados a fazer. Esse passo é muito importante, já que ele reduz as chances de a vítima pegar alguma infecção ou contrair tétano.

3. Tape o corte

Tapar os cortes profundos é importante. Isso ajudará a manter a ferida limpa e, além disso, evitar eventuais invasores externos que queiram aproveitar a “brecha”, como as bactérias presentes no ambiente.

4. Vá ao médico

No caso de cortes profundos, não há jeito: fazer pontos é necessário. Lembre-se de que, quanto antes você suturar, menores as chances de adquirir alguma infecção decorrente da exposição da ferida.

5. Troque os curativos

Pensou que tinha acabado? Não, os cuidados relativos aos cortes profundos devem ser mantidos, também, após a vítima ter ido ao hospital e ter feito os pontos. Trocar regularmente os curativos, conforme a indicação do médico, é fundamental para que haja uma boa cicatrização da ferida.

Bactérias nos cortes profundos

Depois de seguir os passos acima, ou seja, estancar o sangramento, limpar a ferida, tapá-la, ir ao médico e trocar regularmente os curativos, é importante também ficar bastante atento ao aparecimento de infecções. Muitas vezes, nos cortes profundos alguma bactéria conseguiu infeccionar a ferida e não foi removida na hora da sutura, e por isso poderá se manifestar alguns dias após você ir ao médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!