Dieta

Dieta macrobiótica vai além do emagrecimento e propõe a cura de doenças

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

A nova moda não são as dietas de emagrecimento, e sim as dietas que podem, além de fazer você perder peso, beneficiar a sua saúde. Uma destas dietas completas é a dieta macrobiótica, que promete um estilo de vida mais saudável a longo prazo e dá um passo além das escolhas alimentares.

O que é a dieta macrobiótica

Para entender o método, melhor buscar a sua origem. A palavra “macrobiótica” vem de raízes gregas e significa “vida longa“.

dieta-macrobiótica

Dieta macrobiótica promete um estilo de vida mais saudável a longo prazo. Foto: Shutterstock

A dieta macrobiótica é uma filosofia desenvolvida por um educador japonês chamado George Ohsawa, que acreditava que a simplicidade era a chave para uma boa saúde. Comer regularmente, mastigar bem os alimentos, ouvir o corpo, se exercitar regularmente e manter uma atitude positiva em toda a sua vida são alguns de seus mandamentos.

Quer saber mais sobre a dieta macrobiótica e como este novo método pode mudar a sua vida? Então vamos conhecer o cardápio básico que norteia essa disciplina alimentar.

Cardápio da dieta macrobiótica

Existem diferentes tipos de estilos de dieta macrobiótica. Mas o objetivo de todas elas é evitar os alimentos que contêm toxinas.

Muitas pessoas seguem uma dieta completamente vegetariana, sem os produtos lácteos ou as carnes. Outras já seguem com pequenas quantidades de peixe e carne orgânica, mas buscando sempre o mesmo princípio. Para segui-la corretamente, você precisa ter bastante rigor com o que come e como você prepara os seus alimentos no dia a dia.

A dieta macrobiótica é composta de:

Cereais integrais orgânicos, tais como o arroz integral, a cevada, a aveia e o trigo sarraceno, alimentos que farão parte de 50% da sua alimentação do dia a dia.

Frutas e legumes orgânicos, que comporão 25% da sua alimentação do dia a dia.

Sopas feitas com vegetais, algas, feijão, grão de bico, lentilha e soja fermentada, que representarão 25% da sua alimentação do dia a dia.

Segundo os adeptos da dieta macrobiótica, a pessoa só deve comer quando está com fome, e além disso deve mastigar a comida por muito tempo, até que se torne uma pasta em sua boca. As diretrizes do método aconselham você, também, a não utilizar os suplementos vitamínicos, os alimentos processados, os alimentos com corantes artificiais, os aromatizantes ou os conservantes. Ainda, você só deve beber água quando sentir sede, como diz um dos seus princípios: escute seu corpo.

Tratamento de câncer

Algumas pessoas com câncer usam a dieta macrobiótica como um tratamento complementar à doença. Um estudo revelou que mulheres que seguiam o método, em comparação a outras mulheres que tinham níveis de estrogênio ligeiramente mais baixos, tinham um risco menor de câncer de mama, que depende de estrogênio para o seu crescimento. Porém estudos recentes estão em andamento para determinar se a dieta pode desempenhar um papel na prevenção do câncer.

Apesar das alegações dos adeptos de que este estilo de vida pode curar o câncer, não existe nenhuma evidência científica que apoie esta afirmação. Mas é possível ver alguma melhora na qualidade de vida, já que a dieta macrobiótica prega um estilo de vida saudável e o pensamento positivo em todas as situações da vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!