Exercícios

Entenda as vantagens de ter um personal trainer para otimizar o seu treino

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

Como tudo na vida, os exercícios físicos podem ter resultados mais consistentes com a orientação de um profissional. Muita gente acha que a musculação é simples e que pode ser feita por conta própria, mas esquece que poderá ter melhores resultados e menor chance de lesões se contar com a ajuda de um personal trainer. Será que vale a pena contratar esse serviço? Vamos descobrir agora.

Por que treinar com um personal trainer

A verdade é que praticar exercícios físicos sem a orientação adequada pode acarretar muitos problemas à saúde. E nem todas as academias de musculação oferecem a supervisão adequada.

personal-trainer

Um personal trainer leva em conta o seu nível de condicionamento físico atual. Foto: Shutterstock

Por isso, buscar a ajuda de um personal trainer vai garantir que você realize os movimentos da maneira certa. E esse monitoramento resulta, no fim das contas, na maximização dos benefícios para o seu corpo.

Descubra 7 vantagens de ter um personal trainer

Definição de metas

Um personal trainer leva em conta o seu nível de condicionamento físico atual e define através disso como você pode alcançar seus objetivos, seja emagrecer ou ter definição muscular. Embora definir o objetivo é uma coisa que se pode fazer sozinho, apenas um profissional é capaz de descriminar objetivos menores, específicos e realistas. O educador físico também ajuda a avaliar o seu progresso em direção a esses objetivos.

Personalização do treino

O educador físico cria um plano de treino específico só para você, com base no que você quer alcançar. O plano personalizado pode dar melhores resultados do que um plano de treino geral. Isso porque o profissional, com o conhecimento de suas condições física e médica, é capaz de fazer adaptações no programa para atender às suas necessidades.

Prevenção de lesões

Um personal trainer ensina a maneira correta de realizar cada movimento dos exercícios. Ele demonstra o movimento e ainda acompanha a sua realização, podendo corrigir quaisquer problemas com a sua postura ou técnica. Aprender a realizar exercícios de maneira correta reduz o risco de lesões. Você também será capaz de fazer os exercícios por conta própria, em casa ou na academia, depois de receber instrução de um profissional.

Motivação

A motivação é muitas vezes um problema, já que é difícil se animar quando você se exercita por conta própria. Um profissional da área sabe como lidar com alunos reticentes e consegue lhe emprestar aquela energia extra que é necessária para os exercícios. Além disso, você também terá a satisfação de mostrar e comentar com ele cada evolução que tiver.

Responsabilidade

Outro problema comum é a falta de compromisso com um programa de exercício regular. Quando você se exercita por conta própria, é mais fácil não ir à academia ou até mesmo abandonar a prática de exercícios, uma vez que não existe ninguém para responsabilizá-lo por isso. Quando você trabalha com um personal trainer, você mantém um compromisso com ele, e por isso dificilmente irá faltar ou abandonar o treino.

Treino dinâmico

Um personal trainer pode mudar os exercícios do seu treino e assim evitar que ele se torne entediante. Além disso, se um exercício específico não funciona para você, o educador físico pode alterá-lo, para que se adapte melhor e ofereça os mesmos benefícios.

Resultados melhores e mais rápidos

Um educador físico é capaz de aproveitar ao máximo o seu tipo e objetivo de treino, o que aumenta a eficiência do programa de exercícios. Com a supervisão adequada, você vai realizar o movimento certo no tempo correto – e com o intervalo ideal.

Essa orientação é benéfica também quando você não tem muito tempo para se exercitar. Por exemplo, se você em um dia dispõe de apenas uma hora, o profissional pode mudar os exercícios, fazendo você queimar o mesmo número de calorias e proporcionar os mesmos benefícios físicos, em metade do tempo que regularmente você faria.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!