Dica do Nutricionista

Na dieta: 5 melhores alimentos para comer entre as refeições

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

Este é um drama recorrente para quem está de dieta ou que quer manter o corpo em forma: saber o que pode ou não comer entre as refeições sem sair da linha. Conheça agora os 5 melhores lanches e reforce sua dieta. 

 

comer entre as refeições

Foto: Shutterstock

 

Você acha que comer entre as refeições vai fazer você engordar? A resposta é não, desde que você observe certos princípios nutricionais. Fazer pequenos lanches entre as refeições principais não significa comer mais, ou comer mal. Na verdade, isso pode se tornar um bem valioso para a dieta, desde que seja aplicado de forma regular e com um acompanhamento personalizado.

Comer entre as refeições de maneira responsável traz uma grande vantagem nutricional, contribuindo de forma significativa para se alcançar o objetivo da dieta, seja perder peso, entrar em forma ou mesmo evitar as deficiências em vitaminas e minerais. Frutas frescas, nozes, frutas secas, chocolate escuro e biscoitos diet podem muito bem se tornar seus aliados fitness e saúde!

 

Os 5 melhores lanches para comer entre as refeições

 

1 – Frutas frescas

Não há nenhuma surpresa no fato de as frutas estarem no primeiro lugar do ranking dos melhores lanches e suas vantagens são inegáveis e já muito conhecidas: ricas em vitaminas, minerais, fibra alimentar e índice glicêmico adequado. Um detalhe importante: o melhor momento de comer frutas é quando o estômago ainda não está preenchido, pois elas podem fermentar e causar alguma inconveniência na digestão. Assim, o melhor momento para comer frutas é nas pausas de 10h e 16h.

2 – Castanhas

Conhecidas como oleaginosas (nozes, avelãs, amendoins, castanha do Pará, amêndoas, pistache, etc.), as castanhas são muitas vezes criticadas por serem ricas em gordura, como o próprio nome indica. Mas estas são as gorduras boas, necessárias para o bom funcionamento do corpo e que ajudam muito a promover a perda de gordura corporal (especialmente pelo fato de dar uma sensação de saciedade).

3 – Frutas secas 

Damascos, bananas, tâmaras ou uvas são as frutas mais consumidas secas. Embora elas sejam ricas em açúcar, seu conteúdo de oligoelementos, minerais e vitaminas é muito forte. Ideal se consumidas antes dos exercícios físicos, as frutas secas também ajudam a prevenir deficiências em vitaminas e minerais, além de conter fibras e proteínas vegetais.

4 – Chocolate escuro  

O chocolate escuro é diferente dos outros chocolates por seu alto teor de cacau (os melhores possuem mais de 50% de cacau) e por conter bem menos açúcar e leite. Por ser rico em cacau composto, ele acaba se tornando bem mais interessante nutricionalmente. Seus benefícios são notáveis: poderoso antioxidante (protege contra doenças crônicas e envelhecimento), anti-inflamatórios, vasodilatadores e contribui para o afinamento do sangue. O chocolate escuro é rico em gordura vegetal, além de ser um dos mais poderosos supressores do apetite.

Nota: chocolate com alto teor de cacau muitas vezes não é tão apreciado por ser um pouco mais amargo. No entanto, assim como o café, vinho ou bebidas mais fortes, o nosso paladar pode se adaptar facilmente. Este é mais um motivo para apreciar a qualidade e não quantidade, como é frequentemente o caso por chocolate branco ou de leite.

5 – Biscoitos diet 

Normalmente os nutricionistas não são a favor dos biscoitos, mas é importante ressaltar os avanços que esta indústria já apresenta atualmente, com bons produtos diet que podem também ajudar muito na dieta. Para comer entre as refeições podemos destacar os biscoitos ricos em fibra alimentar, proteína e que contém menos açúcar (ou adoçantes). O sabor é diferente por ser menos doce, por isso a dica é encontrar um que combina mais com o seu paladar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!