Dica do Nutricionista

Ortorexia nervosa: obsessão por alimentação saudável pode ser um distúrbio

Por Renata Rodrigues de Oliveira 23/07/2014

Ortorexia nervosa é a obsessão, evidentemente perniciosa, pela ingestão alimentar saudável. É irônico, porque as pessoas ficam tão obcecadas com a ideia de saúde, que esse comportamento torna-se nocivo ao seu bem-estar físico e psicológico.

A ideia fixa com a alimentação saudável, e não com a quantidade de alimentos consumidos ou com o peso corpóreo, faz da ortorexia nervosa um transtorno alimentar diferente dos demais – entre os mais conhecidos, estão a anorexia e a bulimia.

ortorexia nervosa

Sintomas da ortorexia nervosa

Quem tem ortorexia nervosa consome todos os alimentos sem aditivos, conservantes ou métodos de processamento que os tornariam “impuros”. A ingestão alimentar se torna rigorosa e caracterizada pela negação. As relações sociais podem ser prejudicadas à medida que a pessoa se torna moralista, ao comparar sua dieta às dos outros.

Comportamentos obsessivos em relação aos alimentos não são considerados normais. Perfeccionismo e rigidez na dieta quase sempre resultam em deficiências nutricionais, pois muitos nutrientes, como vitaminas e minerais, dependem de uma grande variedade alimentar, que fornece a quantidade suficiente de substâncias para o corpo.

Pessoas que apresentam transtornos alimentares provavelmente se beneficiariam com o aconselhamento de um psicólogo e um nutricionista com conhecimento em ingestão alimentar desordenada. Atenção!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba mais sobre a anorexia: uma patologia da modernidade

Anorexia também é um problema entre os homens

Entenda as raízes dos transtornos alimentares

Bulimia é um dos transtornos alimentares mais comuns

Insatisfação com o corpo pode causar distúrbios alimentares

Ortorexia: quando comer saudável se torna um problema

Um em cada dez adolescentes tem distúrbios alimentares