Sem categoria

Ballet Fitness alia dança clássica com ginástica, dá força e define os músculos

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

Se você gosta de dançar, mas acha que já passou da idade de começar a praticar uma modalidade de dança e, por isso, mantém a forma com outras atividades que não lhe dão satisfação, este artigo é para você. O ballet fitness é a grande novidade que adapta o ballet clássico para a tonificação e definição muscular.

Ballet fitness oferece aula completa

Idealizado pela bailarina e educadora física Betina Dantas, o ballet fitness já é a nova moda nas academias e estúdios de dança. É uma aula completa, já que busca trabalhar toda a musculatura, e, além disso, pode ser feita por mulheres (e por que não homens?) de todas as idades.

ballet-fitness

Ballet fitness oferece aula completa, pois busca trabalhar toda a musculatura. Foto: Shutterstock

Se você já é bailarina, ou se nunca calçou uma sapatilha na vida, veja como é a aula de ballet fitness e quais os principais benefícios para o corpo.

Queima de calorias com o ballet fitness

Uma aula de ballet fitness é feita através de exercícios na barra técnica. A ênfase dos movimentos é na isometria, na sustentação e nas repetições. Ela também explora muitos abdominais e agachamentos.

Nesta modalidade, é possível realizar um trabalho semelhante ao da musculação, mantendo a perda de calorias e cuidando da sua saúde de uma maneira mais divertida. Apesar de ser uma releitura da uma do ballet tradicional, algumas coisas não mudam, como a postura alinhada e gestos suaves.

Com isso, o foco está no fortalecimento das pernas, abdômen, braços, além de um poderoso alongamento. Em apenas uma aula, você pode gastar 900 calorias, em média, já que queima muita gordura localizada. Isso porque a dança exige muito do corpo, como flexibilidade e equilíbrio.

Com movimentos graciosos, a aluna de ballet fitness acaba conquistando um corpo com mais forma e mais tonificado. A aula dura em média uma hora e recomenda-se praticar pelo menos duas vezes por semana.

Conheça alguns exercícios do ballet fitness

– Plié: é o agachamento, mantendo as pontas dos pés viradas para dentro. O plié é famoso nas aulas de ballet, mas também é muito usado na academia. O desafio do movimento é realizar o movimento com os pés virados para dentro.

– Sauté: este exercício é um salto com os pés esticados. Ou seja, com os joelhos flexionados, é preciso saltar, esticando as pernas e a ponta dos pés. Alternando a posição das pernas, pode queimar mais calorias.

– Abdominal: a diferença do abdominal tradicional é que é possível segurar na barra e o exercício é feito com as pernas esticadas.

– Glúteos: em posição de prancha, com joelhos e pés esticados, acontece um giro de perna, para dentro e para fora, sempre alternando.

– Tendu: neste movimento, uma das pernas fica esticada para frente, ao lado ou atrás do corpo, enquanto há a flexão da outra perna.

Benefícios do ballet fitness

Os resultados do ballet fitness podem ser vistos partir do primeiro mês de treino e os principais benefícios são os seguintes:

– Proporciona um corpo definido;

– Força e firmeza da pele e os membros diversos;

– Melhora do equilíbrio e flexibilidade;

– A prática emagrece.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!