Medicamentos

Colesterol alto: vitamina B3 pode aumentar o risco de morte

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

Estudo publicado hoje em revista europeia de medicina afirma que a vitamina B3, também conhecida como niacina e muito utilizada para aumentar o ‘colesterol bom’, não ajuda a resolver este problema e ainda causa efeitos colaterais que aumentam o risco de morte. 

 

vitamina b3

Foto: Shutterstock

 

Diante de um quadro de doença cardiovascular e altos índices de colesterol é muito comum que os médicos indiquem um tratamento a base de niacina, que é a vitamina B3, com o objetivo de aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL). Mas um estudo publicado hoje (24/07) na revista New England Journal of Medicine traz resultados preocupantes para quem faz este tipo de tratamento. De acordo com os especialistas que desenvolveram a pesquisa, ao contrário do que se pensa, a droga não atinge os efeitos esperados.

De acordo com o estudo, a vitamina B3 não reduz o risco de ataque cardíaco e derrame, além de provocar efeitos colaterais que aumentam em até 9% os riscos de morte. Os especialistas afirmam ainda que a niacina aumenta só deve ser prescrita em casos onde os pacientes não toleram o tratamento com estatinas.

 

Vitamina B3 e os riscos de morte

 

A pesquisa teve duração de quatro anos em vários países da Europa, envolvendo mais de 25.000 pacientes com idade 50-80 anos, que sofrem de doenças cardiovasculares ou diabetes e com o colesterol muito alto. “Este é um estudo muito bom que, infelizmente, não mostra nenhum benefício de niacina, ao custo de efeitos secundários adicionais ou um aumento da mortalidade”, disse ao jornal Le Figaro o Professor François Delahaye, que é cardiologista do Hospital Civil de Lyon. Segundo ele todos os pacientes já faziam o tratamento com estatinas para baixar o colesterol.

O doutor Llyold-Jones, chefe da Unidade de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, em Chicago, foi o responsável pelo texto que acompanha o estudo. Ele recomenda que as pessoas evitem tomar niacina, pois a taxa de 9% de aumento no risco de morte já é mais do que suficiente para tornar esta terapia inaceitável para a maioria dos pacientes. O especialista conclui que o tratamento com estatinas ainda é considerado a abordagem mais segura para reduzir o colesterol.

Já o professor Delahaye vai além: “a vitamina B3 deve ser reservada para pacientes com condições muito específicas, tais como a hiperlipidemia grave, em tratamentos indicados com cautela por especialistas endocrinologistas”. Segundo ele, a questão não é de parar definitivamente a prescrição da vitamina B3, mas usá-la com moderação em casos específicos. Além disso, ele acrescentou ainda que ele não prescreve niacina para diminuir seu colesterol ruim em pacientes com doença cardiovascular, preferindo sempre as estatinas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!