Dieta

Dieta glúten free: mais comida no prato e menos quilos no corpo

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

Você já deve ter ouvido falar sobre a dieta glúten free utilizada por diversas famosas, como a cantora Miley Cyrus, que aderiu a este método para a perda de peso. Essa disciplina alimentar consiste em retirar do cardápio toda comida que contém glúten. Mais do que ajudar quem deseja emagrecer, a dieta favorece quem possui restrições a essa proteína.

Como sobreviver à dieta glúten free

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e nos derivados, incluindo grãos de malte e levedura de cerveja. Com essa lista em mente, dá para imaginar que seguir a dieta glúten free pode ser um pouco frustrante no início. Como o nome sugere, a dieta restringe completamente a ingestão do glúten.

dieta-gluten-free

Dieta glúten free é o único método de tratamento utilizado na doença celíaca. Foto: Shutterstock

Mas com tempo, paciência e criatividade, você vai descobrir que há muitos alimentos que você já pode comer que são livres de glúten e também vai encontrar substitutos para os alimentos que contenham glúten. Com os devidos cuidados, essa dieta pode ajudar a emagrecer três quilos em 10 dias.

Dieta glúten free no tratamento de doenças

Para pessoas com doença celíaca, na qual o sistema imunológico reage ao glúten, o que leva a danos no revestimento interno do intestino, a dieta glúten free é o único método de tratamento.

E isso porque a ingestão do glúten faz com que os sintomas da doença celíaca, incluindo distensão abdominal, diarreia, náuseas, cansaço e dores de cabeça, apareçam. Ao evitar alimentos com glúten, nada disso ocorre.

Outras duas condições têm na dieta glúten free sua solução. Uma delas é a sensibilidade ao glúten, na qual as pessoas não possuem sintomas específicos, tais como náuseas, cólicas abdominais, diarreia, depois de comer alimentos com glúten.

Outra condição muito semelhante é a intolerância ao glúten, na qual são apresentados sintomas após a ingestão de glúten. Semelhante à sensibilidade ao glúten, estes sintomas podem incluir náuseas, cólicas abdominais, ou diarreia.

Se você sentir algum destes sintomas ao consumir glúten, procure um médico antes de eliminar o glúten da sua dieta. Pode haver outra condição médica subjacente, em que a dieta glúten free talvez não seja a solução.

Emagrecendo com a dieta glúten free

Nutricionistas indicam que eliminar o glúten do cardápio pode provocar a redução da inflamação do organismo. Com isso, o metabolismo pode voltar a funcionar normalmente, diminuindo a retenção de líquidos.

Além disso, pode promover a perda de peso, uma melhor absorção de nutrientes pelo organismo, a prevenção de várias doenças e a perda drástica e rápida de peso.

Conheça os alimentos permitidos na dieta glúten free. Muitos alimentos saudáveis ​​e deliciosos já não apresentam glúten por natureza e são permitidos:

– Feijão

– Sementes

– Nozes (não processados)

– Ovos frescos

– Carnes frescas, peixes e aves

– Frutas e vegetais

– A maioria dos produtos lácteos.

É importante certificar-se de que eles não sejam processados ​​ou misturados com grãos, aditivos ou conservantes que contenham glúten. Muitos grãos e amidos também podem fazer parte da dieta gluten free:

Amaranto

– Milho e farinha de milho

– Linhaça

– Farinhas sem glúten (arroz, soja, milho, batata, feijão)

– Canjica (milho)

– Quinoa

– Arroz

– Soja

– Tapioca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!