Dica do Nutricionista

Superalimentos tem vários benefícios, mas também podem oferecer riscos à saúde

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

Você sabe o que são os superalimentos? Embora não haja uma definição totalmente aceita, eles são alimentos ricos em nutrientes, com altas doses de antioxidantes, polifenóis, vitaminas e minerais.

Com isso, podem ajudar a emagrecer, a aumentar a imunidade e a diminuir o estresse. Além disso, colocar os superalimentos no cardápio pode reduzir o risco de doenças crônicas e prolongar a vida.

superalimentos

Incluir superalimentos no seu cardápio pode reduzir risco de doenças crônicas. Foto: Shutterstock

Conheça os superalimentos

Veja quais são os superalimentos e como eles podem ser benéficos para a sua saúde.

Óleo de coco

Um antioxidante saudável para o coração, que pode ajudar a reforçar o seu organismo contra vírus e bactérias que podem causar doenças. Ele também pode aumentar a função da tireóide e controle de açúcar no sangue, bem como ajudar na digestão, reduzir o colesterol e manter o peso equilibrado.

Sementes de chia

Ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, são é um dos superalimentos que contém 500% mais cálcio do que o leite e a mesma quantidade de ômega-3 que o salmão. A chia também regula o apetite, ajudando você a se sentir saciado mais rápido e é o alimento ideal para quem busca perda de peso.

Chocolate

O chocolate pode ajudar a colocar um sorriso em seu rosto, já que contém centenas de compostos que aumentam a endorfina e a serotonina, duas das substâncias responsáveis ​​por nos fazer feliz.

Ele também é carregado com flavonóides, substâncias químicas encontradas naturalmente nas plantas, que podem ajudar a combater várias doenças, como diabetes, derrames e doenças cardíacas. Mas, para obter estes benefícios, certifique-se que o chocolate contenha pelo menos 70% de cacau.

Batata doce

As mulheres de Okinawa, no Japão, conhecidas pela sua longevidade, comem uma batata doce todos os dias no café da manhã, almoço e jantar. A batata doce é tipo de superalimentos ricos em beta-caroteno, com cerca de 150% mais antioxidantes do que blueberries. Também possui vitamina C para manter seu sistema imunológico forte, especialmente durante a temporada de gripes e resfriados.

Goji berry

Estas frutinhas tornaram-se famosas nos últimos tempos e por uma boa razão: elas contêm uma grande quantidade de vitamina C. Nativo do Tibete e Mongólia, o goji berry pode tratar a má circulação e ajudar a estimular o sistema imunológico. Também pode atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e até do câncer.

Couve

Os benefícios de saúde da couve vão bem além do fornecimento de vitaminas e minerais. Ele é rico em fitonutrientes como glucosinolatos e flavonóides. Graças ao seu amplo perfil nutricional, a couve pode ajudar a combater doenças cardiovasculares, asma e artrite. Além disso, pode prevenir vários tipos de câncer e o envelhecimento precoce e promover a saúde do trato urinário.

Riscos dos superalimentos

Apesar dos superalimentos serem conhecidos pelos seus benefícios ao corpo, pesquisas vêm sugerindo o contrário. A especialista em nutrição inglesa Petronella Ravenshea, por exemplo, defende que estes alimentos devem ser evitados, já que superalimentos como o goji berry e a couve podem gerar problemas como o mau funcionamento da tireoide.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!