Clínica Geral

Psoríase é doença de pele que provoca coceira e vermelhidão. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

A psoríase é uma doença não contagiosa que afeta pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente entre os 15 e os 35 anos de idade. O seu aparecimento está relacionado ao fato de a mesma ser transmitida entre gerações de uma mesma família.

psoríase

Psoríase gera vermelhidão comum nos cotovelos, joelhos, tronco e couro cabeludo. Foto: Shutterstock

Entenda o que causa a psoríase

Sua explicação médica é de que a psoríase consiste no estado em que o sistema imunológico confunde as células saudáveis do organismo com substâncias potencialmente perigosas. Isso faz com que pessoas portadoras da doença tenham seu processo de renovação celular muito mais rápido que uma pessoa normal.

Ou seja, em uma pessoa sem a doença, o processo de crescimento da pele desde as camadas profundas até a chegada à superfície ocorre mensalmente. Já em alguém acometido com psoríase, esse mesmo processo acontece na metade do tempo, gerando acúmulo de células mortas na superfície da pele, o que causa a coceira e vermelhidão.

Fatores adicionais

Além da predisposição genética, alguns fatores são desencadeadores da doença, ou podem deixá-la mais acentuada e difícil de tratar. Dentre eles, destacam-se as infecções de fundo bacteriano ou viral, incluindo as do trato respiratório.

Também devem ser considerados a caraterística de pele seca ou exposição de um ambiente que contenha ar seco, bem como lesões na pele como cortes, queimaduras e picadas de inseto.

Situações de estresse e de falta de exposição solar mínima, além do excesso de sol – causando queimaduras – também são considerados fatores que potencializam casos de psoríase. Entre os excessos destacáveis como fatores de risco, é possível incluir ainda a ingestão excessiva de álcool.

Manifestação da psoríase

A psoríase pode aparecer tanto de forma gradual, quanto de forma repentina, podendo desaparecer e reaparecer diversas vezes. Ela consiste fundamentalmente na formação de placas de pele irritada. Essa irritação gera uma vermelhidão percebida prioritariamente e facilmente nos cotovelos, joelhos, tronco e couro cabeludo.

As placas podem apresentar características comuns, como serem irritadiças, secas e cobertas por uma pele escamosa acinzentada, elevadas e grossas, ou da cor salmão – rosa avermelhado.

Além dessas manchas, outros sintomas podem ser considerados indicativos, como lesões genitais (sinal que ocorre apenas nos homens), dor nas articulações (denominadas de artrite psoriática), alterações nas unhas (incluindo seu engrossamento e aparecimento de tonalidades marrom-amarelados), bem como marca e pontos na superfície das unhas e na região que separa da unha da sua base e uma caspa severa, assolando o couro cabeludo.

Tratamento

O tratamento da psoríase consiste fundamentalmente em controlar os sintomas, aliviar os incômodos causados pela doença e, além disso, prevenir infecções que podem ser contraídas visto que um dos seus fatores é a baixa imunidade. Para tais fatores, são utilizados medicamentos específicos como loções unguentos, cremes e xampus – que tratam áreas afetadas isoladamente.

O tratamento no corpo inteiro consiste no uso de medicamentos específicos e capazes de atingirem todas as áreas, por isso, o comum é que sejam aplicadas injeções ou receitadas pílulas que afetam não apenas a pele.

É recomendado ainda o uso de fototerapia para o tratamento. Porém, qualquer medida só pode ser efetivamente tomada mediante consulta médica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!