Dieta

Dieta do abacate emagrece, controla o colesterol e ainda faz bem à pele

Por Redação Doutíssima 26/07/2014

Que tal eliminar 4 quilos em 2 semanas tendo como base do seu cardápio uma fruta bastante saborosa? Esta é uma das promessas da dieta do abacate, que traz ainda uma série de outros benefícios diretos e indiretos ao organismo.

Dieta do abacate não é só abacate

Na dieta do abacate, basicamente, está previsto o seu consumo três vezes por dia. Ele pode estar presente no café da manhã, no almoço e no jantar, mas é claro que não será o seu único alimento durante o dia.

dieta-do-abacate

Dieta do abacate emagrece e ainda provoca o efeito de saciedade no organismo. Foto: Shutterstock

A dieta do abacate, na verdade, combina o consumo do fruto com a ingestão balanceada de porções de carboidratos, de proteínas e de gorduras em todas as refeições. Outra característica deste programa de reeducação alimentar é abolir o consumo de doces e de refrigerantes.

Também fazem parte da dieta que tem no abacate o protagonista as massas e pães integrais, carnes magras e outras fontes de gordura boa, como as azeitonas, as amêndoas e o azeite de oliva.

Sugestão de cardápio

Para ingressar na dieta, você pode fazer diferentes combinações com os alimentos considerados ideais. Como sugestão para o primeiro dia, confira as opções de consumo:

– Café da manhã: bata duas colheres de sopa de abacate com uma colher de aveia, um copo de leite desnatado e uma colher de whey protein;

– Almoço: consuma o abacate em cubos, junto a arroz integral, feijão, um filé de alcatra grelhado, alface e agrião;

– Jantar: prepare uma rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante e coma junto a um pão francês sem miolo, rosbife e rúcula.

Por que emagrece

O abacate pode ser aliado da perda de peso porque o seu consumo provoca o efeito de saciedade no organismo, já que o fruto tem ácido oleico, que também é encontrado no azeite de oliva.

Ao ser ingerido antes de dormir, o abacate ativa hormônios que estimulam a formação de músculos a partir da perda de gordura ocasionada pela dieta. Para garantir a baixa carga glicêmica da refeição, prefira o consumo da fruta in natura, sem nada de adoçante e, muito menos, de açúcar.

Efeitos da dieta do abacate

Em razão das propriedades contidas no abacate, a dieta à base da fruta se revela bastante eficaz não apenas para quem busca eliminar quilinhos extras ou, principalmente, a famosa gordurinha localizada.

Ela é uma boa opção para quem busca formas alternativas de ter uma pele mais macia e saudável, já que o fruto possui uma grande quantidade de minerais e vitaminas que atuam em favor da cútis, combatendo rugas, celulite e até acne.

Outra das vantagens da dieta do abacate está na sua ação anti-inflamatória, que é muito buscada por adeptos da prática esportiva. O consumo da fruta atua no fortalecimento das cartilagens e reduz o desgaste físico.

Já quanto à saúde cardíaca, o abacate vai além. Sua inclusão no cardápio é uma excelente maneira de evitar o entupimento de veias e artérias, que é uma das principais causas de infartos e de derrames. Isto acontece porque o abacate possui entre seus componentes uma gordura considerada saudável, pois ela dá ao organismo os níveis esperados de colesterol bom.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!