Vitaminas

Falta de vitamina A afeta unhas, cabelos e até a visão

Por Redação Doutíssima 26/07/2014

A vitamina A é fundamental para uma boa visão, para um sistema imunológico saudável e para a renovação celular. Por isso, a falta de vitamina A pode afetar todos esses sistemas.

Para atacar a falta de vitamina A, a Associação Americana do Coração recomenda comer uma dieta bem equilibrada, composta de frutas, vegetais e grãos integrais. Usar suplementos para cobrir esta deficiência não é o mais indicado, já que os riscos e os benefícios da suplementação ainda não são todos conhecidos.

falta-de-vitamina-A

Falta de vitamina A pode ser combatida com alimentos como cenoura e brócolis. Foto: Shutterstock

Dieta rica combate falta de vitamina A

Além de combater a sua deficiência, uma dieta rica em vitamina A tem ainda uma série de outros benefícios. Confira!

Pode prevenir o câncer

O câncer pode ser mantido à distância se incluirmos em nossa dieta alimentos que supram a falta de vitamina A.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de York, o consumo de vitamina A pode ajudar a tratar várias formas de câncer, graças à capacidade da vitamina de controlar as células malignas. O estudo foi feito principalmente em células de câncer na próstata, mas também pode funcionar para outros tipos de câncer.

Constrói a imunidade em crianças

Não é só a vitamina C ajuda na imunidade do organismo. A falta de vitamina A também é capaz de fragilizar a saúde das crianças.  Um estudo feito em Londres descobriu que suplementos de vitamina A ajudaram a reduzir a mortalidade infantil em 24% em países de baixa e média renda.

O estudo ressaltou que a deficiência de vitamina A em crianças aumentou a vulnerabilidade a infecções, como diarreia e sarampo, e também pode levar à cegueira.

Previne sinais de envelhecimento

A vitamina A tem antioxidantes que não só previnem os danos dos radicais livres, mas também ajudam na renovação da pele. O retinoide mantém você longe das linhas e rugas, pois estimula o colágeno, que é o responsável por manter a pele jovem.

Se você quiser o cabelo saudável, não deixe que falte a vitamina: certifique-se de consumir uma dose dela diariamente.

Melhora a visão

A vitamina A não só melhora a sua visão, ajudando a distinguir entre claro e escuro, mas também previne vários distúrbios oculares. Muitas deles afetam os idosos, mas a falta de vitamina A pode causar doenças até mesmo na idade adulta.

A cegueira noturna, o glaucoma, a catarata são alguns problemas oculares que podem ser evitados com o consumo regular da vitamina A.

Unhas e cabelos bonitos

A vitalidade dos cabelos está diretamente ligada à presença de vitamina A. Para isso, deve-se comer alimentos como a beterraba, o brócolis ou a cenoura, já que suplementos usados nos produtos capilares não fazem o mesmo efeito.

Isso acontece porque o betacaroteno, presentes nesses alimentos, irá ser transformado em vitamina A, agindo diretamente nos cabelos e nas unhas. Se você ingerir baixo nível de betacaroteno, terá queda de cabelo, assim como unhas quebradiças.

Não é só a falta de vitamina A que prejudica

Embora muitos problemas de saúde estejam atrelados à falta de vitamina A, seu excesso também pode prejudicar o nosso organismo.

A hipervitaminose possui sintomas bem variados, como tontura, sonolência, visão turva ou dupla, dor de cabeça, coceira na pele, náuseas, palidez e, algumas vezes, vômitos. Já casos mais graves podem gerar lesões no fígado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!