Receitas

Confira como preparar empanadas argentinas, um prato típico dos hermanos

Por Redação Doutíssima 28/07/2014

Um dos pratos mais tradicionais dos argentinos é extremamente saboroso. As empanadas argentinas são famosas e encantam turistas, por isso, existem muitas lojas especializadas nestas delícias.

Com um formato semelhante ao do pastel, as empanadas argentinas são diferenciadas pela sua massa, geralmente feita de farinha de trigo e manteiga. Elas costumam ser recheadas com carne temperada e com outros ingredientes, que variam de região para região do país vizinho.

empanadas-argentinas

Há grande variedade de sabores de empanadas argentinas, salgadas e até doces. Foto: Shutterstock

Empanadas argentinas em vários sabores

É possível encontrar uma infinita variedade de sabores de empanadas argentinas, desde as salgadas até às doces. Geralmente, elas são assadas, mas algumas receitas também podem prever que a iguaria seja frita.

Se você ficou com água na boca e quer experimentar as empanadas, não precisar ir até ao país vizinho. Veja como fazer estas delícias em sua casa e entenda o porquê de elas serem tão famosas.

Receita de empanadas argentinas

Ingredientes da massa

2 ½ xícaras de farinha de trigo

¼ xícara de manteiga

½ xícara de água morna

1 colher de chá de sal

1 gema para pincelar

Ingredientes do recheio

300g de carne picada miúda

1 ¼ de cebola picada

3 colheres de sopa de manteiga

4 cebolinhas verdes picadas

1 colher de chá de orégano

2 colheres de sopa de farinha de trigo

¼ de xícara de água

2 ovos cozidos e picados

10 azeitonas verdes sem caroços

Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Para a massa, coloque a farinha, o sal e a manteiga em um refratário fundo. Usando as mãos, faça uma mistura até formar uma farofa e, então, adicione a água. Continue misturando até que se forme uma massa homogênea e, depois, reserve por 10 minutos.

Aguarde este tempo e abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e corte em círculos de mais ou menos 10cm. Deixe descansar por mais 10 minutos.

Agora, é só rechear as empanadas argentinas como costumamos fazer com o velho pastel brasileiro: colocando uma colher cheia de recheio e molhando com água morna as beiradas. Porém, para fechar, curve as extremidades, formando uma meia-lua. Pincele o ovo e leve ao forno pré-aquecido a 250°C, por mais ou menos 15 minutos.

Para o recheio, frite a carne e a cebola na manteiga, até a carne cozinhar e a cebola amolecer. Depois, acrescente os temperos e o sal a gosto. Cozinhe até a carne dourar e ficar bem macia.

Agora, coloque a farinha e a água e deixe cozinhar até engrossar. Quando formar um molho grosso, retire do fogo e deixe esfriar. Antes de rechear as empanadas, coloque as azeitonas e os ovos picados e misture bem.

Algumas dicas

Você pode deixar a receita  de empanadas argentinas mais picante, usando também pimenta dedo de moça ou pimentão. Ou, então, dar um toque mais agridoce, adicionando passas de uva à receita. Mas o melhor de tudo é que você pode usar a imaginação na hora de preparar as suas empanadas e inventar outros sabores.

Que tal dobrar a quantidade de massa e fazer empanadas doces e salgadas? Para as receitas doces, sugerimos ingredientes bem brasileiros, como o queijo com goiabada ou a banana com canela.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!