Clínica Geral

Febre chikungunya no Brasil! Conheça a doença parecida com a dengue

Por Redação Doutíssima 28/07/2014

Somente nesse ano, o Brasil já registrou 17 casos da febre chikungunya. Acredita-se que as pessoas tenham sido contaminadas no exterior, mas a preocupação é bastante grande já que recentemente nosso país sediou um evento de grande porte, atraindo milhares de turistas: a Copa do Mundo.

A febre não é transmitida pelo contato entre as pessoas, mas sim por dois mosquitos bastante conhecidos da população brasileira: o Aedes aegypti, causador da dengue, e o Aedes albopictus, causador da febre amarela.

chikungunya

Como na dengue, o mosquito Aedes aegypti é um transmissor da febre chikungunya. Foto: Shutterstock

Que tal conhecer mais sobre esta febre que se coloca como uma nova ameaça aos brasileiros? Tire sua dúvidas sobre a doença neste artigo.

O que é a febre chikungunya?

A febre chikungunya é uma doença viral, originalmente transmitida apenas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Em recentes investigações, porém, cientistas indicam que esse vírus passou por uma mutação e que agora também pode ser transmitido pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são bastante similares aos da dengue.

Quais são os sintomas?

O período de incubação da febre chikungunya é de dois a quatro dias. Os sintomas da doença incluem febre por mais ou menos 5 a 7 dias, além de dores articulares e musculares intensas, dor abdominal persistente, conjuntivite, vômitos ou sangramento das mucosas ou da pele. O principal sintoma dela, porém, é a forte dor que causa nas articulações.

Como diferenciar a chikungunya da dengue?

Como você pôde perceber, os sintomas são bem similares. Porém, no caso da chikungunya, as dores articulares são bem mais elevadas, podendo inclusive permanecer por alguns meses após a eliminação do vírus.

Há tratamento para esta febre?

Essa doença não possui um tratamento específico. Assim, os profissionais da medicina irão atuar de forma a combater os sintomas. Como o único sintoma que efetivamente persiste são as dores articulares que, como falamos acima, podendo permanecer por alguns meses nos pacientes mesmo após a expulsão do vírus, é possível que o médico receite algum analgésico ou anti-inflamatório para tratá-la.

Afinal, a chikungunya mata?

Os sintomas da dengue são considerados bem mais graves que o da chikungunya. Até o momento, embora seja um efetivo problema de saúde pública, são poucos os casos registrados de morte em razão desta febre.

Como prevenir a doença?

Não há uma vacina efetiva para a prevenção da febre chikungunya. Os cuidados devem ser bem similares aos adotados para prevenir a dengue, já que na maior parte dos casos a transmissão se dá em razão da picada do mosquito Aedes aegypti. Portanto, considere:

Manter bem tampados os recipientes em que você tem água.

Substituir a água das flores por terra ou areia.

Eliminar água acumulada em garrafas, latas vazias ou outros recipientes nos quais poderiam se desenvolver focos do Aedes aegypti.

Participar de campanhas comunitárias de prevenção da dengue – você estará se prevenindo também contra a chikungunya.

Caso você viaje ao exterior, em países nos quais há relatos de significativos casos da febre, fique bastante atento aos sintomas e procure um médico se apresentar os sinais da doença, referindo o país visitado para o seu correto rastreamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!