Medicina Alternativa

Medicina alternativa defende cuidados no corpo e espírito para tratamento da fibromialgia

Por Flavia Macedo Parente 29/07/2014

acupuntura é uma forte aliada no tratamento da fibromialgia, uma síndrome crônica que causa dores por todo o corpo: articulações, tendões e músculos, e geralmente está associada a questões do sono, fadiga, dores de cabeça e depressão. Rapidamente, essa condição repercute negativamente na vida social do doente, que se sente sem energia e ânimo.

tratamento da fibromialgia

Tratamento da fibromialgia

Para a acupuntura, a fibromialgia é uma desarmonia que envolve principalmente os elementos Madeira e Terra. Isto significa que essa condição pode ter origem em conflitos de frustração, impotência diante da vida, sofrimento por alguém querido ou fim de um relacionamento, insatisfação na profissão.

Dessa forma, a Madeira se rebela e atinge Terra, fazendo com que os músculos doam, inflamem, suscitando irritabilidade, desespero e desesperança. Sendo uma síndrome, a desarmonia é encontrada em vários elementos, por isso, quando o tratamento da fibromialgia é focado somente em uma das questões – por exemplo, apenas nas dores corporais -, normalmente o resultado conquistado não é o ideal.

No caso da fibromialgia, é imprescindível o olhar holístico: mesmo dentro da acupuntura, o tratamento analgésico apenas alivia, mas não resolve a questão.

A acupuntura energética contempla o indivíduo, e não a doença, e no tratamento da fibromialgia podemos notar isso claramente, porque não se trata apenas de curar a dor ou apenas a depressão – afinal, o que chegou primeiro, a dor ou a depressão? Em que momento começou esse círculo vicioso?

Os Florais de Bach são uma etapa importantíssima da cura: após uma avaliação detalhada da personalidade do paciente, algumas flores são selecionadas, a fim de tratar seus desequilíbrios.

Torna-se necessário utilizar os fundamentos primordiais da medicina tradicional chinesa, que é tratar o corpo, a mente e o espírito, associando as agulhas à alimentação, exercícios energéticos e meditação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Fibromialgia e seu tratamento

O que é a fibromialgia

Dores no corpo pode ser Fibromialgia

Dores crônicas: médicos respondem a 6 dúvidas frequentes sobre dores crônicas

O que é disbiose intestinal?

O que é homeopatia e para que ela serve?

Médico aconselha: 10 Motivos para consumir óleo de côco extra virgem