Dica do Nutricionista > Nutrição

Nutricionista dá a dica: emagrecer devagar é natural e traz mais benefícios

Por Renata Rodrigues de Oliveira 29/07/2014

Por mais que muitas pessoas não gostem de ouvir isso, emagrecer devagar traz muitos benefícios, sim. No entanto, é comum, durante a primeira semana de tratamento (dieta, reeducação alimentar, exercícios etc.), a perda de peso rápida.

emagrecer devagar

Por que emagrecer devagar?

Obviamente, se você sai de uma comilança sem fim e entra em um processo de reeducação alimentar, reduzindo as calorias e melhorando a qualidade dos alimentos que você ingere, o corpo reage positivamente e os resultados são rápidos na balança.

Mas no início da dieta a maior parte do peso perdido é derivado da eliminação de água, e não de gordura. Então, provavelmente você não continuará emagrecendo com essa rapidez – o que não é motivo para desaminar!

No começo, estamos supermotivados e queremos “cortar tudo” para emagrecer, as besteiras, o que mais gostamos, enfim, o que pode nos trazer a mínima gordurinha à cintura. Obviamente, nos primeiros dias isso é possível, mas com o passar do tempo vai ficando cada vez mais difícil manter todas essas restrições e a possibilidade de desistir vai ficando cada vez maior.

Na verdade, além de não haver benefícios na perda de peso acelerada, existe mesmo uma grande desvantagem: ao diminuir repentinamente a quantidade de alimento, seu organismo, para se proteger, torna o metabolismo mais lento. É a resposta natural do seu corpo para lhe proteger da morte por inanição.

Portanto, relaxe. Você vai emagrecer devagar, mas vai chegar ao peso que deseja, é só ter paciência!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Shake para emagrecer funciona?

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma